quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Médicos e farmacêuticos detidos em operação anti-fraude na Saúde


«Médicos e farmacêuticos foram, esta quarta-feira, detidos no âmbito de uma investigação relacionada com prescrições fraudulentas no Serviço Nacional de Saúde.


Fonte ligada ao processo adiantou que entre os dez detidos na Operação Consulta Vicentina, quatro mulheres e seis homens, está uma médica estrangeira.

A ação de fiscalização conjunta entre a Polícia Judiciária, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e o Infarmed decorreu esta terça-feira e quarta-feira na zona de Lisboa e do Algarve, tendo sido feitas buscas a farmácias e unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), foram realizadas 33 buscas, entre domiciliárias, não domiciliárias e a consultórios médicos, e foi apreendido diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação.

Também foram constituídas arguidas outras pessoas singulares e coletivas.

A mesma fonte não soube precisar o montante da fraude, referindo apenas que é bastante elevado.

Contudo, num verão de 2012, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, estimou que as fraudes no SNS pudessem atingir os 100 milhões de euros.

A investigação a fraudes no SNS tem sido feita pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, no âmbito de um inquérito em curso no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).»


Fonte: JN online, 08-01-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário