quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EUA: Polícia mata sem-abrigo com 46 tiros

«Seis polícias dispararam mais de 40 tiros sobre um sem-abrigo. A divulgação de um vídeo amador está a indignar a comunidade nos EUA, que reclama pela celeridade da investigação, mês e meio após a morte de Milton Hall perante "um pelotão de fuzilamento fardado". Veja o vídeo em baixo


Milton Hall foi morto numa ação da polícia de Saginaw, Michigan, nos EUA. Seis agentes armados dispararam 46 tiros, segundo a imprensa local, sobre aquele sem abrigo, que tinha uma faca na mão.


Aconteceu a 1 de julho, mas a notícia só agora ganha dimensão, com o aparecimento de um vídeo amador. As imagens são chocantes, e mostram seis polícias a descarregar as armas num homem.


"Parecia um pelotão de fuzilamento com fardas de polícia", desabafou Jewel Hall, mãe de Milton Hall. "Havia outra saída. Não tinham de o matar. Ele não tinha feito nada, não era violento. Não era um assassino, não era um criminoso", disse, em entrevista à CNN.


Jewel Hall disse que o filho tinha uma doença mental e que recebia uma pensão de invalidez da Segurança Social. Leitor ávido, ex-jogador de futebol americano, Milton tinha um passado como ativista dos direitos humanos. "Sabia os direitos dele", disse a mãe.


Milton Hall, de 49 ano, vivia há 35 em Saginaw. "Todoa a gente o conhecia. A polícia conhecia-o", disse a mãe da vítima. Por isso, fica a questão: eles conheciam-no, porque o mataram?".


A resposta a esta pergunta está a demorar e a levantar muitas outras questões. "Porque está a demorar tanto e porque não há transparência", questiona a mãe da vítima.


"Isto tem de ser prioritário", argumentou Norman Braddock, conselheiro municipal de Saginaw. "Precisamos de respostas", disse Braddock, quando confortado com o vídeo que classificou de "perturbador", que lhe foi mostrado pela CNN. "Percebo porque as pessoas fiquem traumatizadas ao ver uma coisa destas", acrescentou.


A 1 de julho, seis polícias cercaram Milton Hall, no parque de estacionamento de uma loja, em Saginaw, nos EUA, após uma desavença entre a vítima e um funcionário, no interior da loja.


No vídeo, Milton Hall identifica-se e diz que foi ele que ligou para o 911, o equivalente ao 112 em Portugal. "Estou muito chateado", diz. Quando uma agente lhe diz para pousar a faca no chão, recusa: "Não vou por m...* nenhuma no chão".


O frente-a-frente com a polícia dura cerca de três minutos e acaba de forma abrupta e violenta quando Milton Hall dá uns passos para a esquerda, na direção de um polícia que se havia deslocado para aquele lado. São cinco segundos de disparos.


"Estou atorodoada ao ver seis seres humanos a disparar 46 tiros sobre outro ser humano", disse a mãe da vítima. "Não consigo perceber isso. Sinto uma grande dor, porque bastava um tiro. Por isso fica a questão, porquê?".


Lou Palumbo, um ex-polícia, ouvido no programa da CNN "Anderson Cooper 360", diz que o vídeo é "um pesadelo" para qualquer departamento de polícia e reflete falta de treino dos polícias.


Considerando que aquele não era um cenário para descarregar as armas, Palumbo esclarece que, no entanto, o tiroteio pode vir a ser considerado justificável. "Um indivíduo com uma faca na mão pode ficar em cima de um polícia numa fração de segundo. O público não sabe disto porque não faz disto modo de vida", explicou.»


 
 
 
 
 
Texto in JN online, 22-8-2012
Vídeo in YouTube, canal Horta do Zorate

Sem comentários:

Enviar um comentário