«No distrito de Vila Real, o Ministério da
Justiça vai manter em funcionamento o Tribunal de Valpaços e fechar os de Murça,
Sabrosa, Boticas, Mesão Frio e Mondim de Basto, de acordo com um documento
enviado às autarquias.
O presidente da Câmara de Murça, o socialista João Teixeira,
disse à agência Lusa que o seu município recebeu segunda-feira uma nova versão
do mapa judiciário, enviada pelo Ministério da Justiça.
Para o distrito de Vila Real, cujo último mapa divulgado previa o encerramento de seis tribunais, a única alteração introduzida foi a manutenção de Valpaços.
Na lista dos encerramentos mantêm-se os tribunais de Murça, Sabrosa, Boticas, Mesão Frio e Mondim de Basto, que passará a funcionar como uma "secção de proximidade".
João Teixeira afirmou que vai dar indicações "para que as bandeiras negras que foram hasteadas nos mastros em frente ao Tribunal Judicial, e que já estão a ficar estragadas, sejam repostas de novo em sinal de que há uma reactivação deste luto, deste protesto contra o encerramento".
"Encerrar um tribunal é dar uma machadada na autonomia municipal, local e é mandar mais pessoas para o desemprego e é contribuir cada vez mais para a desertificação dos municípios do interior", salientou.
É por isso que o autarca diz que se mantém contra o "encerramento do Tribunal de Murça, contra o encerramento de qualquer tribunal em Trás-os-Montes e contra o encerramento de qualquer serviço público".»
Sem comentários:
Enviar um comentário