quarta-feira, 21 de março de 2012

França: Quem é o autor do massacre de Toulouse?


«A mãe diz que não tem qualquer influência sobre ele e o irmão já foi detido. Tem 24 anos e alega pertencer à Al-Qaeda. Está em negociações com a polícia e já disse que se entregaria esta tarde. O ministro do Interior francês quer que seja capturado vivo.

- Mohamed Merah -

Afeganistão e Paquistão foram dois dos seus destinos no passado, o que adensa alguns receios quanto ao modo como terá agido e suscita ainda mais questões.

De acordo com Claude Gueant, tem nacionalidade francesa e «está a falar muito, vincando as suas convicções jihadistas» e chamando-se um «mujahedeen» - que pode ser traduzido por ‘guerreiro santo’.

A edição online da Frande24 avança o nome do suspeito: Mohammed Merah. Tem ascendência argelina e na viagem ao Afeganistão, no fim de 2010, chegou a ser detido por delitos comuns.

«Diz que quer vingar as mortes de palestinianos», mas é menos explícito quanto aos primeiros atentados que cometeu, onde vitimou militares franceses. Até porque estes teriam origem muçulmana ou franco-caribenha.

Já atirou pela janela a pistola que empunhava, mas com ele tem ainda outras armas, entre as quais uma AK47 (conhecida por Kalashnikov).

Há cerca de três centenas de polícias à volta do prédio onde se encontra barricado num bairro residencial do norte de Toulouse, e chegou a haver troca de tiros entre os dois lados. Desses confrontos resultaram três polícias feridos.»



in SOL online, 21-3-2012
Imagem in DN

Sem comentários:

Enviar um comentário