quinta-feira, 22 de março de 2012

Toulouse, França: Mohamed Merah foi morto durante ataque da polícia


«Mohamed Merah, o suspeito de matar três crianças e quatro adultos, em Toulouse, foi morto, esta quinta-feira de manhã, tendo resistido com "muita violência" ao ataque das forças especiais da Polícia francesa, o RAID. No assalto, três agentes ficaram feridos, um dos quais com gravidade.




 
A conclusão da operação policial que colocou fim a cerca de 32 horas de cerco à casa onde estava barricado o suspeito dos ataques em Toulouse foi confirmada cerca das 12 horas (11 horas em Portugal continental) pelo ministro do Interior francês, Claude Géant. De acordo com o ministro, as forças especiais entraram no apartamento e enfrentaram uma forte resistência.

"As forças do RAID entraram pela porta e pela janela e iniciaram a revista do apartamento, divisão a divisão. Quando só restava a casa de banho, o suspeito acabou por sair resistindo de forma muito violenta", descreveu ministro francês, destacando que os relatos dos responsáveis do RAID afirmavam que nunca tinham enfrentando uma situação em que o suspeito tivesse resistido de forma tão violenta.

Mohamed Merah terá saido da casa de banho a disparar com muita violência e saiu pela janela do apartamento, acabando por ser abatido pela Polícia.

Claude Géant, confirmou também que na operação ficaram feridos três agentes, um dos quais com gravidade.

O início da operação tinha sido assinalado por uma série de tiros e detonações que foram ouvidos na zona do edifício onde Mohamed Merah estava entrincheirado. Aliás, na troca de tiros, segundo fonte da polícia citada pela Agência Grance Presse, foram disparados mais de 300 munições.

Sem contactos durante a noite

Ainda antes de ser lançada esta operação, o ministro francês do Interior, Claude Géant, tinha afirmado que a polícia não tinha a certeza se o presumível assassino de sete pessoas em Toulouse "ainda está vivo", uma vez que não teve "qualquer contacto" com o mesmo durante a noite.

O jovem identificado pelas autoridades como Mohamed Merah, que se autoproclamou como membro da al-Qaeda, entrou esta noite numa "lógica de rutura" e disse "pretender morrer com as armas na mão", de acordo com o governante.

Depois da troca de tiros e longas negociações, a unidade de elite da polícia francesa procurou pressionar durante a madrugada desta quinta-feira o jovem de 24 anos, origem argelina e que alega ser membro da al-Qaeda, a render-se com o corte do abastecimento de água, luz e gás da casa onde se encontra barricado, explosões junto às janelas e projeção de um feixe de luz.

"Ele diz que pretende render-se, que mudou de ideias, e nós aumentamos a pressão para ele se render", explicou uma fonte ligada à operação citada pela agência noticiosa AFP.

O ministro francês do Interior explicou na quarta-feira que as autoridades pretendem capturar vivo o suspeito dos ataques ocorridos este mês na região de Toulouse para que possa ser levado à justiça, justificando assim a razão pela qual a polícia não entrou ainda no imóvel onde aquele se encontra há mais de 24 horas.

Dois agentes ficaram feridos na quarta-feira no âmbito desta operação policial e pouco depois o suspeito aceitou atirar pela janela uma das armas em troca de um 'walkie-talkie', através do qual se desenrolaram negociações com a polícia, que até ao momento ainda não produziram efeitos.»



in JN online, 22-3-2012
Imagem DN

2 comentários:

  1. Se fosse em algum país lusófono, diriam que nossos policiais são violentos e vingadores...

    ResponderEliminar
  2. Um facto que interrompeu uma campanha eleitoral e um empurrãozinho valente a Sarkozy...

    ResponderEliminar