sexta-feira, 29 de junho de 2012

Operação "Remédio Santo": Quatro ficam em prisão preventiva


«Quatro dos detidos no âmbito da operação "Remédio Santo" que desmantelou um esquema de fraude no Serviço Nacional de Saúde vão ficar em prisão preventiva. O tribunal decretou ainda que outros três detidos ficarão em prisão domiciliária e os três restantes ficam sujeitos a apresentação periódica às autoridades até ao julgamento.

A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo Tribunal de Instrução Criminal, concluindo, assim, o processo de inquérito a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação penal.

Entre os 10 detidos na operação estão um médico e uma médica de família que trabalham em Cabeceiras de Basto, quatro delegados de informação médica e um décimo indivíduo que fazia a ligação entre todos. Foram estes os alvos da operação "Remédio Santo", da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária, com buscas e detenções no Norte e no Centro do país.

Os detidos são suspeitos de crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e corrupção. Tanto prejudicavam o erário público como os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo fonte policial, "o prejuízo do Estado pode ascender a mais de 50 milhões de euros", pois este comparticipava várias vezes as mesmas embalagens de medicamentos, que eram escolhidos pelos suspeitos por serem muito caros - na ordem das centenas de euros - e terem comparticipações até 95%.»




in JN online, 29-6-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário