quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homicídio de Carlos Castro: "Mães anónimas" angariam fundos para mãe de Renato Seabra

«Sete "mães anónimas" luso-americanas vão organizar no próximo sábado um jantar de angariação de fundos para ajudar a mãe de Renato Seabra a pagar as despesas judiciais do filho, acusado do homicídio do colunista Carlos Castro em Nova Iorque.





"Já que o nosso Estado, o Consulado, ninguém dava a mão à senhora, juntámo-nos todas para ajudar", disse à Lusa uma das participantes no grupo.

Odília Pereirinha "é uma mãe que anda aqui perdida na cidade, só sabe o caminho para Hospital [Bellevue, onde o filho esteve internado], para cadeia [onde está detido] e para Nova Jérsia [onde está albergada em casa de amigos]", adianta.

Com o filho detido na prisão de Rikers Island a aguardar julgamento, Odília Pereirinha tem-se ausentado do emprego de enfermeira em Portugal para passar longas temporadas em Nova Iorque, sem falar inglês.

Tem tido também de suportar as despesas do advogado de Defesa, David Touger, e o grupo responsável pela organização conhece os seus "problemas de dinheiro".

"Quem é que não tem problemas de dinheiro, com uma despesa [de advogado] destas às costas?", afirma uma das mães.

Seabra está acusado de homicídio em segundo grau pela procuradoria de Nova Iorque.

O caso remonta a 7 de Janeiro, quando Carlos Castro, de 65 anos, foi encontrado nu e com sinais de agressões violentas e mutilação nos órgãos genitais no quarto de hotel que partilharam em Manhattan.

O caso tem vindo a arrastar-se em tribunal, levando até o juiz a irritar-se na última sessão com a demora da procuradoria em disponibilizar informação à defesa, e, segundo o advogado, deverá chegar a julgamento apenas no início do próximo ano.

Depois de ter falhado uma primeira tentativa de organizar um jantar, num conhecido restaurante da comunidade luso-americana de Newark (Nova Jérsia), as organizadoras viraram-se para o norte de Nova Iorque, na localidade de Mount Vernon, onde também reside grande número de portugueses.

A sala escolhida tem uma capacidade para 120 pessoas, mas não arriscam para já um número de participantes no jantar preparado pela cozinheira Luísa Fernandes, no restaurante "Galitos", sábado às 19:00.

"Várias pessoas ajudaram com bens, comida, quadros para leiloar", disse à Lusa a organizadora.

Odília Pereirinha, que está proibida pelo advogado de falar à imprensa, deverá aparecer no final do jantar, para agradecer às organizadoras.

"Acho mulher inteligentíssima, uma mãe extremosa que não abandona o filho seja pelo que for", diz a organizadora ouvida pela Lusa.

O grupo inclui mães de Long Island (Nova Iorque), Nova Jérsia e até da cidade de Boston (Massachussetts).

Já organizaram também uma venda que rendeu pouco dinheiro.

A ajuda incluiu também oferecer pernoita à mãe de Renato Seabra na véspera das muitas sessões do caso em tribunal a que já compareceu.

Por vezes limitam-se a oferecer à mãe de Renato Seabra "alguém a quem ligar durante a noite".»


in DN online, 06-10-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário