segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Juiz brasileiro já assinou mandado de captura para Domingos Duarte Lima

«O advogado Duarte Lima está a ser procurado oficialmente pela Interpol, avançou hoje a RTP. O mandado de captura já chegou às polícias dos vários países, apesar de ainda não ser oficial.


- Domingos Duarte Lima -


O ex-deputado do PSD é acusado da autoria do homicídio de Rosalina Ribeiro, no Brasil. O pedido do mandado foi feito pela procuradora brasileira Gabriela de Aguillar Lima e foi deferido por um juiz, adiantou nesta segunda-feira a RTP.

Desde quinta-feira da semana passada que o Ministério Público pediu a prisão preventiva de Domingos Duarte Lima pelo homicídio da viúva de Lúcio Tomé Feteira, um industrial português que morreu no ano 2000 quando vivia no Brasil e deixou uma fortuna de, pelo menos, 41 milhões de euros em várias contas bancárias partilhadas com Rosalina Ribeiro.

A portuguesa, que continuou a viver no Brasil, tentou manter a herança a salvo, transferindo montantes para outras contas e contas de terceiros. Segundo a acusação, Duarte Lima recebeu cinco milhões e 200 mil euros numa conta suíça. A filha de Feteira denunciou a fraude e Lima tentou pressionar a viúva para ficar isento do crime, sem sucesso, ainda segundo a acusação.

A 7 de Dezembro de 2009 Rosalina Ribeiro, então com 74 anos de idade, foi morta a tiro a 100 quilómetros do Rio de Janeiro. Durante meses a Polícia Civil do Rio investigou o caso. No relatório de mais de 1000 páginas que enviou para o Ministério Público, e que motivou o pedido de prisão, lista as provas contra o advogado.»


in Público online, 31-10-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário