terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ucrânia: Antiga primeira-ministra Iulia Timochenko condenada a sete anos de prisão

«A antiga primeira-ministra ucraniana Iulia Timochenko foi condenada esta terça-feira a sete anos de prisão por abuso de poder devido à assinatura de contratos de fornecimento de gás russo em 2009.




O juiz considerou ter ficado provado que Iulia Timochenko provocou prejuízos à Ucrânia no valor de 150 milhões de euros.

Além disso, Timochenko fica privada de ocupar cargos nas estruturas do poder durante três anos, o que a impedirá de participar nas eleições legislativas de 2012.

O juiz decidiu também que a antiga primeira-ministra terá de "indemnizar plenamente" a empresa pública de gás ucraniana Naftogaz, que terá sido prejudicada em cerca de 150 milhões de euros.

Os acordos sobre o fornecimento de gás russo à Ucrânia foram assinados "exclusivamente graças às acções ilegais e individuais de Iulia Timochenko", de acordo com o juiz Rodion Kireev, que concluiu que “os actos de Timochenko foram além dos seus poderes, provocando pesadas consequências".

A sentença foi recebida com gritos pelos apoiantes de Timochenko, que se encontravam na sala de sessões. "Vergonha!", "Eles também serão condenados!", "Este bando está condenado!", foram algumas das expressões ouvidas.

A líder da oposição, ao reagir à sentença, declarou que "a Ucrânia está a voltar a 1937", ano em que o ditador Josef Estaline desencadeou uma forte onda de terror em todo o território da então União Soviética.

Iulia Timochenko e os advogados já anunciaram que irão recorrer da sentença para tribunais ucranianos e europeus.»


in CM online, 11-10-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário