domingo, 5 de dezembro de 2010

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto: "Justiça no tempo da ditadura defendia melhor os cidadãos"

«O presidente da Câmara do Porto defendeu hoje que "a ditadura salvaguardava melhor os direitos dos cidadãos do ponto de vista da justiça do que hoje", considerando que "o regime tem que sofrer reformas muito profundas".




Na sessão evocativa dos 30 anos da morte de Francisco Sá Carneiro, no Porto, Rui Rio afirmou que "há muitos sectores que têm que levar um abanão a sério e fazer as devidas rupturas para se conseguir defender o que é importante no regime democrático".

Em declarações aos jornalistas, o ex vice presidente do PSD disse que "se se tirar os julgamentos políticos, a ditadura salvaguardava melhor, do ponto de vista da justiça, o Estado de direito e os direitos dos cidadãos do que hoje em muitas circunstâncias acontece nos tribunais portugueses".

Para Rui Rio, "é preciso alguém à frente do país com o perfil do doutor Francisco Sá Carneiro, que conseguiria pela sua persistência e luta fazer todas as rupturas que têm que ser feitas" para defender os direitos dos cidadãos.

"Ou fazemos uma reforma a sério no regime ou estamos a pisar a linha em aspectos que um regime democrático não pode permitir", realçou, considerando que "há muitos desigualdades na sociedade portuguesa que não podem ser consideradas filhas de um regime genuinamente democrático".»


in DN online, 04-12-2010


Sem comentários:

Enviar um comentário