segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tribunal de Vila Verde: Pena suspensa para mulher que asfixiou filha recém-nascida

«O Tribunal de Vila Verde condenou hoje a dois anos e nove meses de prisão, com pena suspensa, uma mulher de 39 anos julgada por ter asfixiado uma filha à nascença.

A pena corresponde a dois anos de prisão pelo infanticídio e nove meses por ocultação de cadáver. Na valoração da pena, o tribunal teve em conta que a mulher se arrependeu do crime, tendo-o confessado em audiência, bem como a circunstância de não ter antecedentes criminais. No final da leitura da sentença, quer a arguida quer o seu advogado não quiseram prestar declarações aos jornalistas.

Segundo a confissão que fez em tribunal, Rosa Fernandes, que acabara de dar à luz e se encontrava a sofrer com as dores de parto, resolveu asfixiar a criança, uma menina. Fê-lo, disse, também pela "muita vergonha" do que iriam dizer familiares e vizinhos da aldeia onde vive, Arcozelo, Vila Verde, dado que não sabia quem era o pai da bebé. A mulher temeu, ainda, que a criança lhe fosse retirada, como aconteceu com os outros seis filhos que teve.

Após o crime, colocou o cadáver numa bacia e enterrou-o no quintal da casa. No julgamento, Rosa Fernandes chorou de arrependimento e confessou a acusação. "Depois de ter tido tantos filhos, só podia estar maluca para fazer aquilo", afirmou.»


in DN online, 06-12-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário