segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Caso CTT: Carlos Horta e Costa e mais 10 arguidos vão a julgamento

«O Tribunal Central de Instrução Criminal decidiu levar a julgamento 11 dos 16 arguidos do caso CTT. Entre eles está o ex-presidente dos CTT, Carlos Horta e Costa e o ex-vereador da Câmara Municipal de Coimbra Luís Vilar.

- Carlos Horta e Costa -

O ex-presidente dos CTT será julgado por seis crimes de participação económica em negócio e um de administração danosa, incorrendo ainda na pena acessória de proibição de exercer funções como titular de cargo público, funcionário ou agente de administração.

Quanto a Luís Vilar, será julgado por um crime de corrupção passiva para ato ilícito e outro de branqueamento de capitais, estando impedido de exercer cargos políticos.

Em causa neste processo estão vários crimes económico-financeiros, como corrupção passiva e ativa, branqueamento de capitais, participação económica em negócio, administração danosa e fraude fiscal, relacionados com a gestão dos Correios entre 2002 e 2005, quando Horta e Costa presidia ao Conselho de Administração.

A investigação deste caso iniciou-se em 2006 e esteve centrada na venda de imóveis dos CTT em Lisboa e em Coimbra. Em causa estava, entre outras questões, a venda do prédio dos CTT em Coimbra em março de 2003 por 14,8 milhões euros à empresa Demagre que, no mesmo dia, o revendeu à ESAF-Espírito Santo Fundos de Investimento, SA por 20 milhões de euros.»


Texto in DN online, 28-02-2011
Imagem in Google

Sem comentários:

Enviar um comentário