segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Processo Face Oculta: Manuel Godinho já foi libertado

«Bastante mais magro e combalido, Manuel Godinho saiu hoje da cadeia de Aveiro ao cabo de 16 meses de detenção.


- Manuel Godinho à saída da cadeia de Aveiro, esta manhã -


O sucateiro Manuel Godinho, único preso preventivo do processo Face Oculta, foi libertado esta manhã da cadeia de Aveiro.

À saída do estabelecimento prisional, Manuel Godinho encontrava-se bastante combalido e mais magro, segundo constatou o Expresso. Manuel Godinho não fez qualquer declaração aos jornalistas que o aguardavam e o seu filho mais velho, Paulo Godinho, afirmou ao Expresso que o pai não falará à imprensa antes do julgamento, remetendo para o seu advogado, Artur Marques, quaisquer esclarecimentos relacionados com o megaprocesso.

Manuel Godinho foi transportado para sua casa, em Esmoriz, Ovar, na zona norte do distrito de Aveiro, num BMW cinzento conduzido pelo seu filho João Godinho, também arguido no processo Face Oculta.

Apresentações diárias na GNR

O empresário foi proibido pelo juiz Carlos Alexandre de ausentar-se da cidade de Esmoriz, freguesia onde reside, não podendo deslocar-se para o estrangeiro sem a prévia autorização do Tribunal Central de Instrução Criminal, que dispõe já do seu passaporte.

A partir de hoje Manuel Godinho tem de apresentar-se diariamente no posto da GNR de Esmoriz, estando proibido de contactar com arguidos ou testemunhas do processo Face Oculta, à exceção dos que são seus familiares, entre os quais o filho mais novo (João Godinho) e ainda um sobrinho (Hugo Godinho).

A libertação ficou a dever-se a ter sido hoje atingido o prazo máximo de prisão preventiva, que é de 16 meses, sem estar concluída a instrução do processo, o que está previsto dentro de duas semanas com a leitura da decisão instrutória.

Só nessa ocasião, a 14 de Março, no Tribunal de Monsanto, o juiz Carlos Alexandre revelará que arguidos serão submetidos a julgamento e qual o tipo de acusações. Há 35 pessoas e duas empresas constituídas arguidas.

O empresário de Ovar era o único preso preventivo do caso judicial relacionado com os alegados esquemas de favorecimento visando a adjudicação de concursos junto de empresas públicas e envolvendo supostamente antigos governantes socialistas, como o ex-ministro Armando Vara e o ex-secretário de Estado José Penedos, o seu filho Paulo Penedos, advogado e à data dos factos consultor da Portugal Telecom, além de alguns quadros superiores de empresas do sector empresarial do Estado.

Saúde piorou na prisão

Manuel Godinho debate-se, entretanto, com graves problemas de saúde e segundo fontes familiares revelaram hoje ao Expresso, a permanência na moradia "permitirá tratar melhor da diabetes e da insuficiência cardíaca" de que padece o principal arguido do megaprocesso Face Oculta.

A libertação de Manuel Godinho, esta manhã, poderá ainda evitar a eventual amputação de uma perna, segundo os médicos que têm acompanhado o seu estado de saúde nos últimos meses na cadeia de Aveiro.

Preso desde 28 de Outubro de 2009

Manuel Godinho, de 55 anos, preso preventivamente desde o dia 28 de Outubro de 2009, encontra-se com graves problemas de saúde, quer a nível diabético, quer em termos cardíacos, o que foi confirmado a 17 de Fevereiro em Coimbra pelos peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal.»


in Expresso online, 28-02-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário