Aviso: imagens chocantes
A Polícia Militar do Amazonas, Brasil, instaurou um inquérito para apurar a conduta de cinco oficiais da "Força Táctica", acusados de disparar à queima-roupa sobre um adolescente de 14 anos. O jovem, segundo o Ministério Público, não tinha antecedentes criminais. Veja o vídeo em baixo
As imagens mostram o jovem sozinho e desarmado a ser revistado por um grupo de cinco polícias. O adolescente levou um tiro à queima-roupa, que o atingiu num dos pulmões, quando ficou sozinho com um dos agentes. A acção, divulgada quarta-feira pelo "Jornal da Globo" (http://www.globo.com/), foi gravada por uma câmara de circuito fechado em Agosto do ano passado.
No registo de ocorrência, os policias afirmaram que foram recebidos a tiro e que, por isso, foram obrigados a defender-se, apesar de as imagens mostrarem um jovem indefeso que em nenhum momento esboçou qualquer tipo de reacção contra as autoridades.
O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Zulmar Pimentel, afirmou que as imagens revelam desvio de conduta por parte dos policias, mas negou que a cúpula de segurança do Estado tivesse conhecimento do vídeo. "A notícia fora apurada de acordo com a versão da época, que apontava para uma diligência de rotina com reacção à prisão", disse ao Portal Amazônia (http://portalamazonia.globo.com/).
A SSP do Amazonas já decretou prisão preventiva de todos os polícias militares envolvidos no caso.
O adolescente recuperou bem e, segundo o Ministério Público do Amazonas, não tem antecedentes criminais. O jovem teve de ser incluído, juntamente de sua família, no programa de protecção a testemunhas, enquanto aguarda decisão pelo fim do processo.
in JN online, 24-3-2011
Também aqui: http://acontecimentos-insolitos.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário