«Santiago del Valle foi condenado a 22 anos de cadeia, esta sexta-feira, pela morte de Mari Luz Cortés, em Huelva, em 2008, confirmou o tribunal desta localidade espanhola. A menina de cinco anos foi encontrada morta 50 dias depois de ter desaparecido. O corpo estava a boiar num rio.
- Santiago del Valle -
O julgamento de Santiago del Valle e da irmã, pela morte de Mari Luz, decorreu na Audiência Provincial de Huelva (tribunal).
Em concreto, Santiago del Valle foi condenado a 19 anos de cadeia por um delito de assassinato e a três anos mais por um delito de abuso sexual, com o agravante de incidência. A irmã, Rosa, foi condenada a nove anos de cadeia como cúmplice no crime.
"Dada a gravidade dos factos", nenhum dos dois condenados poderão solicitar qualquer comutação à pena antes de cumprirem pelo menos metade dessa pena.
A sentença proíbe ainda Santiago del Valle de residir em Huelva ou de contactar com a família de Mari Luz durante 32 anos, uma imposição que no caso da sua irmã é de 19 anos.
Terão também que indemnizar os pais de Mari Luz com 122 mil euros e a cada um dos irmãos da menina com outros 22 mil euros.
A sentença delibera que se avance com um processo por falso testemunho contra Isabel Garcia, mulher de Santiago del Valle, uma vez que, dias depois de testemunhar no tribunal, assumiu numa entrevista à televisão espanhola Telecinco que o seu marido tinha morto Mari Luz. Foi detida e está em liberdade condicional.
A menina de cinco anos terá ficado ferida durante a queda numas escadas, quando se tentava defender dos abusos sexuais. O corpo foi encontrado a 7 de Março de 2008 a três quilómetros do bairro de El Torrejon, onde Mari Luz vivia com os pais e irmãos. A autópsia revelou que a menina morreu asfixiada antes de ser levada para o rio.»
in JN online, 18-3-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário