sexta-feira, 1 de julho de 2011

Emitido novo mandado de detenção europeu contra João Vale e Azevedo

«As autoridades judiciais portuguesas emitiram um novo mandado de detenção europeu contra João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, que se encontra a aguardar a decisão de extradição em liberdade, em Londres.

Em resposta a pergunta da agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) refere que o mandado de detenção europeu foi emitido pela "4.ª Vara Criminal de Lisboa no dia 9 de Junho de 2011".

A PGR sublinha que esta nova determinação escrita emanada pelas autoridades portuguesas "substituirá o mandado de detenção que se encontra em execução no Reino Unido" e que foi "emitido pela 5.ª Vara Criminal de Lisboa".

O mandado de detenção emitido a 9 de Junho de 2011 "foi traduzido na PGR", que esclarece que a Eurojust, organismo de cooperação judiciária entre estados da União Europeia, "tem acompanhado o caso".

João Vale e Azevedo permanece no Reino Unido sob termo de identidade e residência, com o passaporte retido e impedido de viajar para o estrangeiro até à conclusão do processo de extradição, nos tribunais britânicos há três anos.

A primeira sessão no tribunal londrino para decidir o pedido de extradição das autoridades portuguesas reporta-se a 8 de Julho de 2008 e a próxima audiência ainda não tem data marcada, pelo que Vale e Azevedo aguarda em liberdade.

A decisão de extradição, para que o ex-presidente do Benfica cumpra pena de prisão efectiva no caso Dantas da Cunha, foi adiada por sete vezes. A última vez que Vale e Azevedo compareceu em tribunal foi a 28 de Setembro de 2010.

Pela venda de um imóvel no Areeiro, Vale e Azevedo foi condenado a sete anos e seis meses de prisão efectiva pelos crimes de falsificação e burla qualificada.

O primeiro mandado de detenção europeu foi emitido a 11 de Junho de 2008 e o segundo a 3 de Dezembro de 2008. Os advogados de Vale e Azevedo apresentaram um recurso à extradição junto do Tribunal Superior de Justiça britânico.

Vale e Azevedo também foi condenado em 2007 a cinco anos de prisão efectiva no caso Ribafria e a uma pena única de seis anos de prisão efectiva nos casos Ovchinnikov e Euroárea, este relacionado com a venda simulada dos terrenos sul do Benfica, na Luz, por cinco milhões de euros.

Advogado de profissão (suspenso por dez anos), João Vale e Azevedo foi presidente do Benfica de 3 de Novembro de 1997 a 31 de Outubro de 2000.»


in JN online, 01-7-2011


1 comentário:

  1. TAS MUITO PREOCUPADO COM ESTE NÃO E , mas com este [ ex da SAD DO FCP ESPREGUEIRA MENDES ] QUE roubou na BANCA das antas MILHÕES ,MILHÕES, MILHÕES É MILHÕES PARA DAR aos corruptos e afins é tu branqueias não e verdade investiga e deixa nota no blog se es gente SERIA..

    ResponderEliminar