segunda-feira, 20 de junho de 2011

Direcção Nacional da PSP paga dez mil euros a polícia assaltante

«Preso pela Polícia Judiciária em Julho de 2009, ao integrar um grupo de dez elementos que terá dado uma ‘banhada’ na compra de dez quilos de ouro a um empresário, o agente Jorge Pelica foi logo suspenso de funções.

Prestava serviço na Polícia Municipal de Lisboa e, a partir daí, devia ter recebido só um sexto do vencimento, como em todos os casos de polícias suspensos. Um erro no Departamento de Finanças da PSP fez com que continuasse a receber o salário na totalidade, nos primeiros sete meses. A ser julgado por sequestro e roubo agravado, já foi notificado do erro mas não devolveu os dez mil euros.

O polícia nada disse e o lapso só foi detectado há três meses, já Pelica e cúmplices, entre os quais três outros polícias, da PSP, estavam a ser julgados no Campus de Justiça, em Lisboa. Ao que o CM apurou, o salário do polícia rondava os 1100 euros. Contas feitas, o agente Pelica, 36 anos, devia receber apenas 183 euros aquando da suspensão.

Mas para além dos mais de mil euros que continuava a receber o agente ganhava mais 200 euros, de suplemento por integrar a Polícia Municipal. Com este lapso, a PSP acabou por perder cerca de dez mil euros, que agora não sabe quando vão ser devolvidos, uma vez que o agente pode não ter o dinheiro para devolver.

Jorge Pelica, na altura da detenção, foi colocado em prisão domiciliária, medida entretanto alterada.

Recorde-se que o agente Jorge Pelica - que foi suspeito noutros processos por crime violento e tráfico de droga -, juntamente com os cúmplices, emboscaram um empresário que esperava receber 200 mil euros em notas pelos dez quilos de ouro, numa troca que iria ser efectuada no McDonald's de Massamá, em Março de 2009.

A vítima acabou algemada, sequestrada, agredida e depois abandonada no parque de Monsanto. O agente Pelica acabou por ser preso quatro meses mais tarde pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Judiciária, numa investigação que foi coordenada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa.»

in CM online, 20-6-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário