sábado, 9 de abril de 2011

Manequim Jeniffer Viturino assassinada? (post actualizado)

«Lesões no corpo levam Polícia Judiciária a suspeitar de homicídio.


- Cadáver de Jeniffer Viturino, 17 anos, tinha marcas de agressões -



O sofrimento de Jeniffer Viturino, uma jovem modelo de 17 anos, ficou marcado no corpo. E na carta de despedida que deixou. A jovem brasileira escreveu aos amigos e familiares assegurando querer pôr termo à vida por já não aguentar mais a violência conjugal de que era alvo. Ontem de manhã, a manequim caiu do 15º andar de uma das torres do Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Apresentava vários hematomas e arranhões espalhados pelo corpo, cuja origem a secção de homicídios da Polícia Judiciária de Lisboa investiga agora.

Jeniffer residia em Portugal há vários anos, com a família e irmãos menores. Bonita, com 1,81 metros de altura, começou cedo a trabalhar na área da moda. Há um ano, iniciou um namoro com Miguel Alves da Silva., um rico playboy de Lisboa, herdeiro de uma fortuna ligada ao negócio da aviação. Reside num apartamento de luxo no 15º andar da Torre de São Rafael, no Parque das Nações. Fontes no local disseram ao nosso jornal ser frequente a presença de "mulheres bonitas" no apartamento. Ao que apurámos, a PJ já efectuou buscas neste prédio, tendo constituído dois arguidos por lenocínio. Contactado telefonicamente pelo CM, Miguel Alves da Silva confirmou "ter namorado" com Jeniffer, mas "já há muito tempo que isso não acontecia ".

No entanto, foi da casa do empresário que a jovem caiu pela janela, pelas 07h30 de ontem. Ao CM, Miguel reagiu com um "não faço comentários", seguido de uma interrupção abrupta da conversa. O cadáver de Jeniffer Viturino foi encontrado numa poça de sangue.

Uma brigada do Laboratório de Polícia Científica recolheu vestígios no local onde o corpo caiu e dentro do apartamento de Miguel Alves da Silva, onde só o empresário foi encontrado pela PJ.

O médico legista descobriu vastos hematomas no corpo da jovem, bem como arranhões no peito. Miguel Alves da Silva prestou declarações à PJ, mas não foi constituído arguido. O cadáver foi retirado pelas 15h00 e será agora autopsiado.

CHEGOU A SER CAPA DE REVISTA

A carreira de manequim de Jeniffer Viturino estava em ascensão. Além de concursos de beleza, a jovem manequim brasileira começava a surgir em revistas como protagonista de produções fotográficas. Foi mesmo capa da revista ‘J’, suplemento do diário ‘O Jogo’.

EMPRESÁRIO DESCRITO COMO MULHERENGO E AGRESSIVO

De acordo com um amigo de Miguel Alves da Silva, o empresário "é um pouco intempestivo e nós [amigos] temos conhecimento de várias cenas de violência dele para com as namoradas. Aliás, o que sabemos é que a Fátima [Preto] acabou tudo com ele depois de uma discussão bastante agressiva", relata um amigo do empresário.

O CM sabe ainda que os namoros do empresário nunca foram pacíficos, já que Miguel "mantinha vários relacionamentos paralelos". "Sempre teve várias mulheres ao mesmo tempo e, ainda agora, o que sabíamos é que ele namorava com uma jovem chamada Micaela", relatou a mesma fonte. O CM contactou por telefone Micaela Castro, a referida namorada. "Este é um assunto muito delicado e não quero falar sobre isso", disse a jovem.

Já a relações-públicas Helga Barroso adiantou que conheceu Jeniffer em 2009, num concurso que realizou para o extinto jornal ‘24 Horas’. Depois, chegou a contratar a brasileira para trabalhar como hospedeira nas festas que organizava. "A última vez que a contratei foi no ano passado, num evento no Alcântara Café.

NAMORO COM FÁTIMA PRETO

Miguel Alves da Silva tornou-se conhecido pelo namoro com a modelo Fátima Preto, que durou cerca de três anos e terá terminado de forma conturbada, com cenas de violência à mistura. Contactada pelo CM, Fátima Preto mostrou-se chocada pelo sucedido e preferiu não prestar quaisquer comentários.

BONITA, DIVERTIDA E COM HUMOR

Ainda em estado de choque com o alegado suicídio de Jeniffer Viturino, a empresária Helga Barroso recorda uma "jovem muito bonita, divertida e com excelente sentido de humor", mas deixa a questão: "O que terá levado uma miúda como ela a suicidar-se?" »



in CM online, 09-4-2011

41 comentários:

  1. Sou amiga da familia a muitos anos, não acredito que a Jeniffer tenha pulado. Uma moça linda e amada por todos. Porque uma atitude tão drástica? Sinceramente não sei levaria uma moça com um futuro lindo pela frente acabar com a própria vida assim. Rosana Torquato

    ResponderEliminar
  2. EH CLARO Q FOI ELE QUE MATOU !!
    ASSASSINO !
    E TRADICIONALMENTE BATIA EM MULHER ,

    'BEM VINDOS' A PORTUGAL !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você é um imbecil, são cometidos crimes em todos os locais do mundo infelizmente, portugal não é assim.
      É claro que o mais provavel é ela ter sido assassinada ( 80% ). Já que você não teve o intelecto de apresentar nenhuma ideia ou conclusão eu farei isso. O tempo que este cabrão Miguel Alves da Silva teve até comunicar a morte da modelo deu-lhe tempo suficiente para pagar a algum falsificador, que terá tido tempo suficiente para forjar uma nota de suicídio. Pelo que li, terá Euros suficientes para besuntar (olear) as mãos a muita gente e é muito provável que se tenha safado à conta disso. Espero que exista justiça neste mundo e alguém a faça pois este maldito agressor merece pagar pelos crimes que cometeu. João Santos.

      Eliminar
  3. É bom generalizar truthful mas isso é xenófobo!!

    ResponderEliminar
  4. @Rosana, ninguém sabe o que vai na alma de uma pessoa. Ser linda não é sinónimo de ser feliz. E parecer alegre tb pode ser uma máscara. Era uma menina, com 17 anos...quando se é ainda psicologicamente muito frágil. E no mundo em que se movimentava ou se tem o suporte de uma família muito bem estruturada ou se é vítima de ambições desmedidas... Tenho muita pena.

    ResponderEliminar
  5. @truthful, xenofobia, não! Homens violentos, violência doméstica, existe em todo o mundo, não é património português!

    ResponderEliminar
  6. Truthful, pelo português escrito parece brasileiro. Se pensa e generaliza assim vá-se embora. Aqui não faz falta nenhuma!
    Vá mudar o seu país onde infelizmente os homicidios são - em proporção - em muito maior número do que em Portugal.
    Não fazem cá falta os brasileiros com facilidade em acusar sem conhecerem os factos. Mais, não fazem cá falta brasileiros que querem trazer a insegurança e o clima de "favela" do brasil, com gangues organizados.
    Deixe portugal para aqueles que querem fazer e viver melhor e que não são mal agradecidos, afinal Portugal e os Portugueses aceitaram recebê-lo em sua "casa", por isso porte-se condignamente.
    Quanto à rapariga, tenho muita pena por ela e pela familia dela. Espero que se investigue a fundo e a verificar-se a existência de um crime, que o(s) culpado(s) - independentemente da nacionalidade - seja(m) devidamente responsabilizado(s) e punido(s).

    ResponderEliminar
  7. Sr. antônio muito cuidado com suas informações, haja vista que coloca o idioma como identificação do sr.truthful ser brasileiro, o adjetivo usado para a moça "rapariga" no português (br) é usado para prostitutas, então se tu é um bom conhecedor de idiomas e costumes, não usaria essa palavra.
    segue link para consulta : http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapariga

    ResponderEliminar
  8. Senhor Antonio!

    O senhor parece entender de proporções. Se no Brasil há mais homicídios (então o Caso Jeniffer, uma menina menor de idade, foi homicídio? A Justiça já desvendou o caso?) é porque é muito maior do que Portugal. Nem pode haver comparações.
    Quanto à escrita do português brasileiro, ensinado primeiramente por portugueses, se diferencia da escrita portuguesa porque a língua é um ser vivo e sofre influência de acréscimos. No caso do Brasil tivemos acréscimos através da influência de europeus, como alemães, ucranianos,poloneses, russos, italianos, espanhóis, além de outros povos, de vários continentes. O Brasil recebeu bem todos os povos, a começar pelos portugueses, que consideramos nossos irmãos mais velhos.
    E pelo que li nos posts, não há uma alusão ao homem português, como violento.
    O senhor escreveu que no Brasil há favelas, gangues... Algo mais? Um povo trabalhador, alegre, com o DNA português. Por que mencionar favelas, gangues em seu comentário? O português que se relacionava com uma brasileira menor de idade (!!!), conforme a imprensa noticia, é rico e deve ter estudado nas melhores universidades portuguesas.
    A língua portuguesa é linda, com suas diferenças, seus falares, suas influências.
    Devemos celebrar a vida, a vida com poesia. E poesia não deve rimar com xenofobia.

    ResponderEliminar
  9. Sr Yes,

    Felizmente ainda estamos em Portugal... e não será o parvo do Acordo Ortografico que vai eliminar o Oceano Atlântico. Aqui Rapariga é e sempre será:

    rapariga
    s. f.
    1. Mulher muito nova.
    2. Mulher entre a infância e a adolescência.
    3. Moça; menina pequena.
    4. Bras. Meretriz.

    E continuaremos a escrever e a dizer, rapariga!

    ResponderEliminar
  10. Acordo Ortográfico não é parvo.

    Conforme o Acordo Ortigráfico de 1990, Os significados das palavras não são alterados, nem serão eliminadas ou criadas novas palavras: A palavra registrar não é hoje usada em Portugal, preferindo-se registar, que é pouco usada no Brasil. Os brasileiros designam por ônibus, o que para os portugueses é autocarro. Todas estas formas fazem parte da língua portuguesa e em nada são mudadas pelo Acordo Ortográfico. O Acordo não elimina palavras, nem interfere no uso ou significado de palavras, mas apenas na maneira como elas se escrevem.

    Ou seja: mulher muito nova, adolescente, moça, menina pequena (de idade ou tamanho) não merecem agressividade, violência.

    No Brasil há muito tempo conhecemos o significado da palavra rapariga em Portugal.
    Conhecemos e respeitamos as diferenças.

    Vamos colocar poesia em nossa vida. Vamos preservar a vida. E não rimemos poesia com xenofobia.

    ResponderEliminar
  11. Sr. antonio

    como brasileiro, que vive e ama portugal, não aprovo o comentário infeliz do sr. truthful! da mesma forma que não aprovo o do sr.! que parece ter muito incomum com sr. truthful, uma ideia forçada sobre um país que não gosta! tanto aqui como no Brasil, acontecem fatos horrorosos digno de vergonha! o sr. deveria ler junto com o jornal O Público, o Correio da Manhã tb! verá que seu jardim não é tão florido, que realmente não temos favela em Portugal, mas talvez tenhamos terrenos invadidos ou moradias sem a menor condição para habitação, que para mim é a mesma coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito!
      Não aprovo nenhum tipo de violência nem em mulheres nem em crianças, mas infelizmente o mundo está doente!

      Eliminar
  12. Sr.Antônio
    Seu país esta indo para o buraco literalmente... enquanto que o Brasil esta caminhando para em breve ser potencia mundial... Estão na Europa por uma questão de sorte!
    É o país mais pobre da união europeia... deve ser a vergonha da UE
    E ainda seu governo há dias atrás veio aqui na posse de Dilma pedir ajuda financeira ao Brasil?
    Vocês comem mortadela e querem arrotar peru ... Vocês são os mendigos da Europa...Caiam em si please!
    Não queiram se comparar aos outros países da Europa vcs são como a África

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!
      Tivemos azar em sermos colonizados por esse país!

      Eliminar
  13. Meu Deus!! Os comentários eram prá ser sobre a queda, ou assassinato da rapariga ou moça, como queiram... Pelo amor de Deus, controlem-se.
    Por isso há guerras no mundo!! Portugal e os portugueses têm, assim como o Brasil e os brasileiros, suas qualidades e seus defeitos. Por causa da falta de amor e da sensibilidade acontecem crimes pelo mundo a fora. PAZ prá vcs, portugueses e brasileiros, parem de degladiarem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá, comentários como o deles provam o quanto são estupidos!

      Eliminar
  14. Menina claudia, lamento que você pense assim, mas tenho-lhe a dizer e sem querer ofender os restantes brasileiros que são pessoas por quem tenho consideração, que se n fossem os Portugueses você nem sabia comer a mesa com talheres. Peço desculpa pelo comentário mas essa senhora ultrapassou todos os limites de agressividade dos comentários anteriores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos azar de sermos colonizados por um país estúpido como Portugal!

      Eliminar
  15. Sr.Antônio

    Infeliz comentário! Poderia dormir sem essa!

    ResponderEliminar
  16. E, de repente, já não se fala na morte desta jovem, só se fala de xenofobia e racismo. Enfim.

    Claudia, atacas um comentário e fazes um de igual ou pior nível? Bravo.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Sr. Samu

    Na tentativa de repreender o comentário de Cláudia o Sr. acabou fazendo um comentário ainda mais preconceituoso ao dizer que os brasileiros não saberiam nem comer de talher se não fosse pelos portugueses. Concordo que nossa população era basicamente indígena nos tempos da colonização, mas está dando muito crédito positivo aos portugueses, que basicamente invadiram uma terra que não lhes pertencia, saquearam nossas riquezas naturais e nosso ouro, estupraram as mulheres nativas e mataram seus homens. Vocês impuseram sua cultura, religião e idioma. É a isso que devemos agradecer? Vocês sim deveriam nos agradecer, pois grande parte das riquezas que possuem hoje vieram do Brasil, trazidas por suas caravelas. Talvez se nos tivessem poupado de sua influência hoje falaríamos espanhol como os demais paises da América Latina e poderíamos estar numa melhor situação frente ao contexto mundial, visto que o espanhol é um idioma muito mais universalizado que o português.
    E da mesma forma que vocês recebem brasileiros em seu país, nós também recebemos portugueses no nosso e não os tratamos como intrusos como infelizmente alguns portugueses costumam fazer. Alguns brasileiros que dominam outros idiomas nem mesmo se apresentam como brasileiros quando estão em Portugal, pois já notaram a diferença no tratamento e nos serviços oferecidos quando se finge ter outra nacionalidade que não a brasileira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui várias vezes à Portugal, apesar de termos sido colonizados por eles, não me identifico com os mesmos, são soberbos mesmo vivendo o caos e a miséria em que o país se encontra!

      Eliminar
  19. Oh sim! os talheres! os mesmos que os portugueses não sabiam usar até conhecer e expulsar os Mouros! não é?

    ResponderEliminar
  20. Olá a todos!

    Em primeiro lugar quero lamentar a morte da Jenniffer. Brasileira ou portuguesa, bonita ou feia, um evento destes é sempre uma desgraça! Desejo que se apurem os eventuais culpados...

    Sou português, amo o meu país e amo o Brasil. Para mim são países e povos irmãos. Tenho amigos brasileiros cá e lá, entristece-me sempre este tipo de discussão enviesada.

    Mas estas 'disputas' são naturais, entre o país 'original' e um 'filho' maior, que se emancipou e cresceu. É como entre irmãos ou entre pais e filhos, o mesmo acontece entre ingleses e norte-americanos, por exemplo.

    A meu ver e segundo a História, quase todos os brasileiros são também portugueses, pois têm antepassados de Portugal. E grande parte dos portugueses tem antepassados que foram para o Brasil...
    Para além dos indígenas que ainda sobrevivem, serão poucos os brasileiros de sangue 100% índio, certo? Por isso não entendo o Sr. Wendell quando fala das 'nossas riquezas e nosso ouro'. Quando muito seria o ouro dos índios, mas estes nem sequer lhe atribuíam o mesmo valor que já tinha no sistema capitalista europeu.

    O Brasil que existe são 500 anos de portugalidade e muito mais! É fruto de portugueses na sua maior parte, incluindo muitos judeus, e também de índios, africanos, espanhóis, flamengos, holandeses, franceses, italianos, alemães, ingleses, japoneses, libaneses e tantos outros!
    Do mesmo modo, Portugal descende de povos e culturas muito variados. É a maior riqueza dos nossos países. Racismo e xenofobia não fazem sentido!!!

    Sem Portugal, este Brasil não existiria. Provavelmente seria outra coisa, diversos países separados como sucedeu nos vossos vizinhos da América espanhola.
    Do mesmo modo, sem o Brasil, este Portugal não existiria. Provavelmente, estaria anexado à Espanha.

    De resto, a imposição da cultura, religião e idioma europeus ocorreu em toda a América do Sul, Central e do Norte.
    Curiosamente, no Brasil primordial era usada a 'língua geral' que misturava português e tupi-guarani, o português oficial só foi obrigatório desde o séc. XVIII. Penso que no caso espanhol e norte-americano foram, em geral, ainda mais intolerantes com as culturas índias.

    Quanto ao espanhol ser mais universalizado, na verdade só está implantado nas Américas e Europa, sendo residual no resto do mundo. Além desses dois continentes, o português também está presente em África e na Ásia. A maior influência do castelhano deve-se principalmente à grande presença nos EUA, mas considero que os países lusófonos podem e estão a aumentar a importância do seu idioma.

    Gostaria ainda de responder à Sra. Cláudia. Infelizmente, Portugal atravessa um mau momento, que certamente vai ultrapassar. Já teve outros! O Brasil está muito bem agora, finalmente cumprindo o seu potencial enorme e espero que continue assim. Mas cuidado, as coisas podem mudar a qualquer momento... Mesmo os EUA não são eternos.
    Referiu-se a África em tom depreciativo. África pode ser economicamente pobre, por enquanto, mas é rica em cultura, alegria e calor humano. Não devemos renegar a herança africana que existe em Portugal e ainda mais no Brasil, fazendo parte da nossa riqueza. Por exemplo, o samba brasileiro vem do semba angolano.

    Eis a minha opinião, um pouco longa ;-)))

    Saudações lusas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suas considerações estão de parabéns!
      É perfeitamente normal respostas infundadas quando encontramos afirmações também infundadas.

      Eliminar
  21. @diogo: “Quando muito seria o ouro dos índios”...

    O que isso realmente importa? Índios ou não, independente da descendência do indivíduo, se nasceu no Brasil, brasileiro é e tem o direito de reclamar aquilo que é por direito de seu país e que foi indevidamente saqueado.

    Obviamente, naquela época os nativos não davam a mesma importância ao ouro que davam os portugueses ou os ‘desbravadores’ de outras nacionalidades, já corrompidos pela ganância capitalista, mas isso não muda o fato de que aquilo que era encontrado fora de suas terras de origem por regra não lhes pertencia, independentemente da capacidade de discernimento dos nativos.

    Olhando por esse prisma, podemos afirmar que se eu tiver em casa um aparelho eletrônico que eu não goste muito, um ladrão estará em seu direito de invadir minha residência e roubá-lo. O fato de eu não gostar do produto tira o peso do roubo? Creio que não.

    A corte era muito gananciosa, como a maioria das famílias reais, sobretudo naquele tempo. Haja visto que não há nenhum país colonizado por portugueses desenvolvido, uma vez que só conseguiram progredir na medida em que se divorciaram do controle português.

    O Brasil é um país formado de uma imensa mistura e é errado achar que a maioria das características do país são provenientes de Portugal, basta ver as características de cada estado brasileiro. Quem visitar a Bahia, por exemplo, verá que é um estado cuja cultura é predominantemente relacionada aos africanos, enquanto que no sul, as pessoas possuem a aparência e moram em casas cuja arquitetura remete a Alemanha, já no norte, em estados como Amazonas, as pessoas possuem uma aparência bem indígena.

    A despeito do idioma em comum, o Brasil há muito deixou de ser um reflexo da cultura portuguesa, pois através de toda essa mistura se tornou algo novo, cheio de referências daqueles que por aqui passaram ou fixaram moradia, mas com características próprias.

    Então, quando falo em ‘ser brasileiro’, não me refiro aqueles que tem sangue 100% índio, mas sim a todos aqueles nascidos em terras brasileiras, frutos dessa imensa mistura genética, pois é isso que é ser brasileiro: ser parte de todos e únicos ao mesmo tempo. Dessa forma, enquanto a maioria dos paises europeus se gabam de sua pureza genética, nós brasileiros nos orgulhamos de nossa origem global, diversificada, brasileira e vai ver que é por isso que sempre acolhemos os filhos de outras pátrias sem muitos preconceitos ou restrições, já que independente de sua origem, sempre haverá nele um pouquinho do que formou o Brasil.

    ResponderEliminar
  22. Depois de ler atentamente todos os comentários não consigo deixar de postar o meu.
    Nunca pensei ver tanto ódio parte a parte. Para quem disse mal de Portugal apenas tenho a dizer que foi considerado o pais mais integrador da Europa no que diz respeito a imigrantes. No caso do Brasil apenas tenho a dizer bem, apesar de conhecer pouco (apenas estive 3 vezes no brasil e sempre de férias). O meu bisâvo viveu grande parte da sua vida lá e foi bem feliz.
    Apenas gostava de dizer, e para terminar, acho pouco interessantes as formas como vi nos comentários anteriores Portugueses e Brasileiros comentarem paises que significam tanto para ambos os povos.
    Alguns comentários (na minha opinião) roçam a estupidez e o racismo (parte a parte).
    Um bem haja para PORTUGAL e para o BRASIL

    ResponderEliminar
  23. Caro Wendell,

    A meu ver, ninguém tem que reclamar nem agradecer nada.
    Temos tendência a ver a História do nosso ponto de vista actual, quando a situação e a visão das pessoas na época era totalmente diferente e é isso que explica o modo como as coisas aconteceram no passado. Isto é válido para tudo, incluindo escravatura, monarquia, democracia, liberdade, propriedade…
    Naturalmente, as pessoas e as opiniões evoluem, ou pelo menos mudam, mas não faz sentido tentar alterar o que já passou – simplesmente porque é impossível.

    Antes de 1500, quem estava na terra que agora é o Brasil eram os índios. Os portugueses foram os primeiros estrangeiros a chegar. Quem foi depois, só foi porque os portugueses iniciaram esse processo e também só foi por causa das várias riquezas existentes – inicialmente a floresta e o potencial agrícola, mais tarde metais e pedras preciosas quando foram descobertos. O Brasil é um país desde que decidiu ser independente. Até essa data, todos os brasileiros, de origem portuguesa ou não, eram portugueses, pois dependiam da coroa portuguesa e as riquezas eram portuguesas. Depois passaram a ser brasileiras e o Brasil fez com elas o que entendeu. Por isso, a meu ver, não houve invasão, nem roubo, nem saque – só se foi aos índios, como disse.

    Para mim a ganância não é inerente ao capitalismo, é uma característica humana. Penso que a ambição é saudável, gera progresso e desenvolvimento, mas a ganância não – é uma questão de grau. Considero que o capitalismo nasceu da ambição humana, já a ganância é um desvio que pode surgir também em qualquer outro sistema e sob várias formas – financeira, territorial, de poder, de influência, etc. É graças à inovação e ambição capitalista que estamos aqui a comunicar na internet…

    Em geral e no início, os que os descobridores faziam com os nativos eram trocas. O valor das coisas é diferente para cada pessoa, e depende da situação e do sistema económico vigente. Por exemplo, numa economia de subsistência sem moeda, o ouro não vale nada. Para haver roubo, é necessário existir noção e sentimento de posse e de propriedade, algo que os nativos tinham em muito menor medida que os europeus, ou que o existente hoje no tipo de sociedade presente em quase todo o mundo. E não digo que isso seja mau, talvez eles estivessem certos…
    A busca das riquezas, que como referi não considero ganância à partida, era incentivada pela corte, mas foi feita pelos ‘colonizadores’ e seus descendentes já nascidos no Brasil – ou seja, ‘brasileiros’…
    Aliás, muita da riqueza e do ouro ficou no próprio território brasileiro, basta ver a quantidade de jóias arquitectónicas dessa época.

    ResponderEliminar
  24. (Parte 2)

    Quanto ao desenvolvimento dos territórios colonizados por portugueses, não concordo consigo. Cada caso é um caso, e a presença portuguesa foi diferente nos vários pontos do mundo. Os únicos territórios verdadeiramente colonizados no Mundo a partir do século XV foram aqueles que eram virgens, quase virgens ou onde a população nativa foi praticamente exterminada – i.e. Américas, Oceânia, ilhas Atlânticas (Açores, Madeira, Cabo Verde, Canárias).
    No Brasil houve desenvolvimento sim, mas naturalmente foi superior após a independência, e por isso mesmo esta era desejada pelos ‘brasileiros’. Exactamente o mesmo se passou em todas as outras colónias – espanholas, inglesas, francesas, holandesas, etc.
    Podemos dizer é que, por exemplo, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia são hoje mais desenvolvidos que muitos países. Mas, entre outras coisas, isso deve-se principalmente ao domínio anglo-saxónico existente no mundo desde o século XVIII – até agora…
    Não se pode dizer o mesmo das outras ex-colónias espanholas, inglesas, francesas ou holandesas em toda a América e Caribe, África ou Ásia…

    Concordo que o Brasil é uma grande e boa mistura. Portugal nunca teve uma população numerosa e sempre se misturou mais que ingleses, franceses ou holandeses.
    Não sei se a maioria das características são portuguesas, mas são claramente as maiores e as principais em relação a todas as outras. Em coisas boas e em coisas más.
    Naturalmente que essas marcas diferem entre regiões, sendo mais fortes no coração inicial do Brasil: Bahia - Rio - S. Paulo - Minas. Por exemplo, referiu a arquitectura germânica das casas no Sul, acha que a arquitectura na Bahia é africana? Foi a primeira região colonizada e a actividade agrícola exigiu muita mão-de-obra, principalmente africana.
    O Nordeste foi povoado depois. O Sul, como o Uruguai e a Argentina, tinha menos minério e um clima mais próximo do europeu que não permitia tanta produção agrícola, por isso só foi colonizado mais tarde e a população é mais ‘europeia’. Os primeiros colonos significativos foram portugueses dos Açores, depois foram muitos alemães, italianos e suíços. Já o Amazonas é… Amazónia, mais inexplorada e menos propensa a grandes cidades, onde a presença índia sobreviveu melhor. São Luís foi fundada por franceses, mas Manaus é bem portuguesa, existem até fortalezas portuguesas em lugares incríveis e mesmo aí imensas cidades e vilas ao longo do rio têm nomes de terras portuguesas – Belém, Santarém, Óbidos, Almeirim, etc.

    Estou de acordo que o Brasil é algo de novo e ainda bem, aliás como toda a América – o Novo Mundo! Mas mantém-se o reflexo da cultura portuguesa em muitas coisas, e as maiores alterações apenas ocorreram desde as grandes migrações do século XX, ou seja nos últimos 100 destes 500 anos.

    Não sei se já teve oportunidade de visitar Portugal. Se não, faça isso, e melhor ainda se puder conhecer também os Açores ou a Madeira, certamente será bem-vindo! Ambos os arquipélagos têm vários aspectos muito semelhantes ao Brasil, por exemplo na cultura e na culinária, pois foram como um laboratório do povoamento da vossa terra.

    Saudações!

    P.S.: Subscrevo inteiramente o comentário do Sr. João!

    ResponderEliminar
  25. QUE SE DANE PORTUGAL E SUA GANGUE DE ZE POVIM QUE POR AI VIVEM EU NUW PRECISO DE VCS MESMO MORO NUW PAIS TROPICAL ABENCOADO POR DEUS EE TO COMENDO E CAGANDO PRA VOCES KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderEliminar
  26. Bem,

    já li aqui tanta merda que nem acredito, brasileiros acusar e difamar portugueses e portugueses respondendo á letra.

    Dois paises ligados e sempre eram ligados um ao outro, ambos percisam um do outro, não é poriso que vão portugueses para o brasil ganhar a vida e brasileiros vem para portugal fazer o mesmo.

    Comentários que portugal é como africa, sendo que grande parte da população brasileira é de descendencia africana kkkkkkk.

    que o brasil veio ajudar portugalnesta fase, sendo que portugal ja fez o mesmo ao brasil ajudando quando o FMI entrou no brasil (O lula até ja referiu isso.

    Que portugal é um ze ninguem (até é) mas um ze niguem com historia e passado digno assim como o brasil que por ACASO foi colonizado pelo ze ninguem.

    Mas o brasil é potencia sim (em bruto ainda) pois a realidade do que passa na comunicação social não é bem a realizade do pais que ainda tem milhoes que passam fome e ganham muito mal, não é por nada qe tentam a vida fora do pais.

    A historia do ouro e tal, mas esqueçem que portugal investiu muito num pais que agora ficou para alguns ingratos, que portugal gastou dinheiro e vidas na ida ao brasil, para agora uns infelizes que aqui comentam, usufruirem disso.

    Não quero ser injusto e cair no mesmo erro de alguns que aqui comentam, mas temos de ser justos e honestos. ambos podem ter razao de queixam, mas devemos saber e aprender com os erros.

    Sou casado com uma moça brasileira e gosto bastante dela, nao sou tenho preconceito e chamo ela de rapariga, e ela nao leva isso com palavra feia ou protituta.

    acabem com o sentimento de inferioridade (brasil), porque voces ainda vivem do passado quando falam de portugal. aqui em portugal éstá muito presente a cultura brasileira que muito gostamos.

    Crimes existem e sempre vao existir em todo mundo, pessoas de indole criminosa igualmente. não venham acusar os portugues (com disse um aqui, bemvindo a portugal) pois nao se esqueçam que ja assassinaram portugueses no brasi lpor meia duzia de reais.

    Vamos ser adultos, entender a historia e a epoca em que ela acontenceu, os pensamentos da altura, e vejam que voces sao fruto de portugueses que ficaram aí ambiciosos pelo poder, pois se assim nao fosse portugal ainda aí estaria ;-)

    ResponderEliminar
  27. Em 1º lugar as minhas condolências à família da jovem que faleceu.

    Em 2º lugar estou farta de ver estas "guerras" entre portugueses e brasileiros, e ainda por cima vêm para aqui pessoas falar e rir da situação económica de Portugal e não se lembram que em Portugal vivem muitos conterrâneos que estão a passar pelas mesmas dificuldades que os portugueses.

    Em 3º lugar olhem para o Japão um país com uma boa economia e as dificuldades que estão a passar. Não depende só de nós, mais solidariedade por favor!!

    Em 4º Janny você é um(a) idiota!!!!

    ResponderEliminar
  28. É deveras lamentável em todas as circunstancias e para todas as nacionalidades...Portugueses idiotas, e brasileiros frutos de todas essas idiotices...Portugal uma MERDA, Brasil ? (rsrsr) bosta é meia...todos oriundos de uma só mãe e é bem verdade uma mãe PUTA, a puta PORTUGUESA!
    Desculpas aos desavisados pelo "bom" português. Guerras de disparates...todos mal educados ou mesmo sem educação! Vamos combinar...que tal na praça da Liberdade e vamos nos digladiar, num dia próprio e com um tema próprio. Falta de amor ao próximo...a jovem morreu! E todos desse "blog" já morreram a tempos...pelo menos na inteligência emocional. coitados...Pobres Brasileiros...MISERAVEIS portugueses!

    ResponderEliminar
  29. Meus pêsames à família da jovem, pois este ainda é o triste tema desta matéria.
    Interessante ver como o assunto mudou à medida que foram surgindo comentários, puxados pela menção da nacionalidade da jovem, em contraste com a nacionalidade do namorado, um suspeito no caso.

    Sou brasileiro e obviamente olharei os comentários pendendo para o lado de meu país, da mesma forma os portugueses. É uma discussão interminável, pois nada do que um disser mudará o ponto de vista do outro, ainda mais quando levamos em conta eventos que se passaram centenas de anos atrás, aos quais não estávamos presentes para poder argumentar com propriedade. O fato é que todos amam o seu país e querem defendê-lo, todos estão no seu direito, brasileiros e portugueses.

    Só gostaria de fazer uma correção em dois comentários acima. No comentário gigante de Diogo, cheio de referências históricas para derrubar um comentário acima, ele diz: “...referiu a arquitectura germânica das casas no Sul, acha que a arquitectura na Bahia é africana?...”, (??) leia com atenção amigo, pois em nenhum momento no comentário ao qual se refere foi citado que a arquitetura da Bahia era Africana, mas sim a cultura, o que é a mais pura verdade, pois as tradições e religiões são predominantemente africanas por lá.

    O outro comentário que gostaria de citar é o de Pedro Frias, que diz em certo ponto: “...mas esqueçem que portugal investiu muito num pais que agora ficou para alguns ingratos, que portugal gastou dinheiro e vidas na ida ao brasil, para agora uns infelizes que aqui comentam, usufruirem disso...” (perdoem, mas não corrigi os erros de digitação do autor). Primeiramente, o autor dá a entender que o Brasil ainda deveria ser uma colônia, e por que são infelizes aqueles que vêm aqui comentar em defesa do próprio país? Você como português está no seu direito, então respeite o direito do próximo. Portugal deve ter gasto sim dinheiro e vidas vindo ao Brasil, mas você se lembra o motivo? A corte estava fugindo de Napoleão, Dom João podia ter ficado e tentado resistir, mas preferiu fugir covardemente. Então, se gastaram algo por aqui foi por mera conveniência, uma vez que não podiam voltar para Portugal. Vieram por conta própria e não por motivos nobres e solidários para com a nova terra, como dá a entender no comentário. Certamente o que encontraram aqui cobriu com folgas o dinheiro gasto na fuga.

    Mas enfim, cada um com seu ponto de vista.

    Felicidades ao povo Português, dos filhos emancipados do Brasil.

    ResponderEliminar
  30. jamais o mundo terá paz ,enquanto os humanos não se respeitarem uns aos outros, começou-se a falar de uma menina que se suicidou, e vejo que a maioria dos comentários acabou em ofensas uns aos outros é triste e lamentável que Portugueses e Brasileiros continuem a não se entenderem ,respeitem-se e vivam felizes

    ResponderEliminar
  31. Depois de tanto ler este comentarios, que supostamente eram para ser sobre a morte de uma jovem, deve-se e tentar perceber o que realmente aconteceu, começam a discutir sobre racismo nacionalidades acho que isso nao tem muito haver porque tanto podia se passar aqui como em outro pais e podia passar-se aqui com outras nacinalidades e o que interessa e que ouve um crime e as vezes a responder ainda respondem pior que o anterior..
    E penso que isto nao nada a ver com nacionalidades e com o que estao a discutir...e a violencia domestica ja por si e uma coisa muito ma que afecta muita gente em todo o lado e ainda pode ser que o amor nao escolhe idade mas tem uma grande diferença sendo ela ainda menor...por isso devem resolver este caso o mais rapido possivel e ver o que realmente aconteceu sendo que ele ja tem outros casos de agreçao com namoradas

    ResponderEliminar
  32. SÓ DEUS PARA ENTENDER VOCÊS NUNCA LI TANTA MERDA.SABE ACHO QUE AS PESSOAS ENTÃO TODAS MALUCAS ESTAMOS FALANDO DE UMA VIDA QUE SI FOI NÃO IMPORTA A IDADE A BELEZA OU A NACIONALIDADE E UM SER HUMANO ACHO QUE Vocês NÃO TEM MESMO SABE E O QUE FAZER USAR UMA NOTICIA TRISTE DESSAS PARA FICAREM SI OFENDENDO VÃO MAIS E PARA IGREJA REZAR E DISSO QUE VOCÊS PRECISAM OLHA CADA LUGAR TEM SEU VALOR AMAMOS E RESPEITAMOS A ONDE NASCEMOS MAIS NINGUÉM TEM O DIREITO DE ACHAR ONDE DEVERÍAMOS VIVER OU NÃO TERMOS LIVRE ACESSO PODEMOS IR E VIR O MUNDO E NOSSO E E LINDO MARAVILHOSO AS CULTURAS TAMBÉM QUE DEUS PROTEJA A ALMA DESSE SER HUMANO QUE SI FOI AFINAL TODOS NÓS TERMOS A NOSSA HORA ENTÃO O SEUS BRIGÕES VAMOS MAIS E SERMOS FELIZES EM QUANTO PUDERMOS BEIJOS PARA TODOS !

    ResponderEliminar