sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cinco membros do Gang do Multibanco em prisão preventiva

«O Ministério Público confirmou esta sexta-feira a detenção de cinco elementos do grupo conhecido por 'Gang do Multibanco', considerados "altamente perigosos", e adiantou que vão ficar em prisão preventiva.

"No dia 4 de Maio passado, foram detidos e apresentados para primeiro interrogatório judicial cinco arguidos que fazem parte do grupo vulgarmente conhecido por gangue das ATM [caixas Multibanco]", lê-se num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Na nota, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa afirma que os arguidos "estão fortemente indiciados por fazerem parte de um grupo organizado e altamente perigoso que se dedica planificada e sistematicamente ao assalto de caixas ATM e postos de combustível".

De acordo com a Procuradoria, o grupo "apresentava técnicas sofisticadas para levar a cabo os seus intentos criminosos e iludir a actividade das forças policiais".

Entre elas, o Ministério Público destaca técnicas de eliminar os vestígios de actuação, casas de apoio e a utilização de carros topo de gama, furtados, alguns dos quais eram usados em assaltos, enquanto outros serviam de apoio na preparação ou na fuga.

Os detidos "revelavam grande violência de acção, espalhando o terror junto das pessoas, nomeadamente de quem suspeitassem pretender denunciá-los", lê-se no comunicado.

O Ministério Público indica ainda que os factos indiciados ocorreram no período compreendido entre 9 de Março e 2 de Maio.

"Foram efectuadas inúmeras buscas das quais resultaram a apreensão de importantes elementos de prova, designadamente rebarbadoras e extintores", acrescenta.

Os cinco arguidos ficaram todos em regime de prisão preventiva, "fortemente indiciados pelos crimes de associação criminosa, roubos qualificados e falsificação de documentos".

Acusados de roubar mais de dois milhões de euros, 12 elementos do chamado Gang do Multibanco foram julgados no ano passado, mas 11 foram absolvidos na primeira instância.

Contudo, a Relação de Lisboa anulou esse julgamento, que será repetido, por considerar que houve um erro na apreciação da prova por parte do colectivo de juízes da primeira instância.

O comunicado da Procuradoria-Geral Distrital não esclarece se os elementos detidos esta semana fazem parte do grupo que esteve em julgamento.»


in CM online, 06-5-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário