segunda-feira, 23 de maio de 2011

Procuradoria-Geral da República recebe queixa contra Pinto da Costa

«A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu uma queixa contra Pinto da Costa por causa de um alegado jantar com o árbitro do FC Porto-Villarreal, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa.


- Pinto da Costa -


Fonte oficial da PGR confirmou que "deu, efectivamente, entrada uma queixa relativa à matéria indagada" pela Agência Lusa, não referindo a identidade do autor da acção e a fundamentação, bem como se existem outros indiciados na denúncia.

A mesma fonte esclareceu que a queixa entregue na PGR contra Pinto da Costa "foi enviada à senhora directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto". Considera a PGR que o DIAP do Porto é "o departamento competente para a apreciação" da queixa e a quem caberá a decisão de arquivamento ou da instauração de um inquérito.

Confrontado hoje com a denúncia, fonte do FC Porto reiterou à Agência Lusa que Pinto da Costa "não esteve presente" e que tal ficou "comprovado até pela UEFA".

O alegado jantar entre Pinto da Costa, Reinaldo Teles, administrador da SAD do clube, e o ex-árbitro António Garrido com o holandês Bjorn Kuipers, designado para arbitrar o FC Porto-Villarreal de 28 de Abril, constou de notícia publicada pelo jornal 'Marca' a 4 de Maio. O jornal desportivo chamou o tema à capa, sustentando que o alegado jantar ocorreu num restaurante em Matosinhos, após o jogo no Estádio do Dragão, que o FC Porto venceu por 5-1.

Em comunicado, o FC Porto desmentiu "em absoluto que alguns dos seus dirigentes ou funcionários tenham jantado com o árbitro Bjorn Kuipers, após o jogo com o Villarreal". "Como acontece nestas circunstâncias, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou o senhor António Garrido para acompanhar a equipa de arbitragem, tendo mesmo levado os árbitros a jantar após o jogo", esclareceu o FC Porto, anunciando a intenção de processar o jornal e o autor da notícia.

Também a FPF confirmou à Agência Lusa as razões da presença de António Garrido no alegado jantar com o árbitro Bjorn Kuipers. Nos regulamentos da UEFA, o acompanhamento dos clubes aos árbitros antes ou depois dos jogos é proibido e apenas permitido a representantes das federações e/ou elementos de comissões de arbitragem.»


in CM online, 23-5-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário