sábado, 7 de maio de 2011

Viseu: Mulher de 72 anos violada por vizinho

«Esperou que a noite chegasse e ao certificar-se de que a vizinha, de 72 anos, já estava deitada, entrou em sua casa e violou-a. Tudo aconteceu em Fevereiro deste ano, numa povoação na zona de Viseu, mas o violador, de 26 anos, só anteontem foi detido pela Directoria do Centro da Polícia Judiciária.

Vítima e detido residiam na mesma aldeia e conheciam-se há anos. Antes desta situação não terá feito qualquer abordagem de que a idosa suspeitasse. Naquela noite, sem que nada o fizesse prever, entrou à força na casa da vizinha. Dirigiu-se ao quarto onde a mulher estava deitada e violou-a. De seguida fugiu.

O ataque deixou a vítima tão fragilizada que não terá tido coragem para contar o sucedido a ninguém ou sequer apresentar queixa logo após o crime. A participação às autoridades só viria a acontecer alguns dias mais tarde, mas mesmo assim a idosa continuava muito traumatizada, constataram os inspectores da Polícia Judiciária que assumiram a investigação. A idosa tem família mas reside sozinha e não ficou ferida durante o ataque.

Cerca de dois meses após o ataque, os investigadores conseguiram reunir indícios suficientemente fortes para proceder à detenção do violador. O jovem é carpinteiro e não tem qualquer laço familiar com a vítima. É solteiro.

Ontem, durante a tarde, o violador foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Viseu, mas à hora de fecho desta edição ainda não eram conhecidas as medidas de coacção aplicadas pelo juiz.

Quatro em cada dez mulheres com mais de 60 anos referem ter sido vítimas de abusos no último ano, revela um estudo da Universidade do Minho, que a investigadora Ana João Santos apresentou em Abril. O mais frequente é o abuso emocional ou psicológico (32,9 por cento), mas os abusos sexual (3,6 por cento) e físico (2,8 por cento) também foram mencionados.»


in CM online, 07-5-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário