domingo, 18 de setembro de 2011

Caso da troca de medicamentos no hospital de Almada começa a ser julgado a 3 de Outubro

«A médica e a técnica de audiologia envolvidas em 2010 na troca de medicamentos que provocou queimaduras em duas crianças no Hospital de Almada começam a ser julgadas a 3 de Outubro, disse à Lusa fonte ligada ao processo.



Em declarações à Lusa, o advogado das famílias das duas crianças, Pedro Roldão, disse que a primeira sessão do julgamento terá início às 9.30 horas do dia 3 de Outubro, no Tribunal de Almada.

No dia 17 de Junho de 2010, duas crianças, de três anos e de 18 meses, sofreram queimaduras na sequência de uma troca de medicamentos no decurso de um exame de diagnóstico no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

O incidente provocou queimaduras nos intestinos das duas crianças e também na traqueia e no esófago de uma delas. O hospital garantiu, nesse mesmo dia, que as crianças estavam "estáveis". Quatro dias depois ambas tiveram alta clínica e têm, desde essa altura, sido seguidas no HGO.

Na sequência do acidente, o hospital instaurou um inquérito para apurar responsabilidades, mas a médica envolvida no caso não foi suspensa de funções. Em Outubro de 2010, a diretora clínica do hospital, Ana França, anunciou os resultados.

A directora afirmou que a troca tinha tido origem numa "deficiente identificação ou verificação por parte da médica responsável pela administração do fármaco em causa", associada a uma "deficiente identificação do medicamento por parte da técnica de audiologia", à "inapropriada colocação do fármaco administrado, que se encontrava no frigorífico em vez de no armário da sala de urgência" e ao "rótulo do frasco do medicamento administrado".

O hospital considerou, nessa altura, que "as intervenientes violaram deveres de cuidado a que estavam adstritas no desempenho das suas funções" e afirmou que a médica e a técnica de audiologia seriam punidas com penas de repreensão escrita, que ficariam registadas no cadastro profissional de ambas.

No dia 23 de Junho de 2010, o Ministério Público (MP) anunciou que ia pedir informações para averiguar o incidente. No final de Janeiro de 2011, fonte da Procuradoria-Geral da República disse à Agência Lusa que o MP tinha constituído e interrogado três arguidos neste caso.

No dia 5 de Maio de 2011, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa anunciou que o MP deduzira acusação contra a médica e contra a técnica de audiologia envolvidas na troca de medicamentos.»


in JN online, 18-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário