segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Polícia Judiciária investiga ameaças a juíza do Tribunal de Águeda


«Foi através de uma carta intimidadora que uma juíza do Tribunal de Águeda foi ameaçada. Caso a magistrada não entregue 30 mil euros, o autor da missiva garante que lhe faz explodir a casa à bomba.

Na noite da passada quarta-feira, a juíza, de 37 anos, tinha à entrada de sua casa, em Viseu, uma carta, escrita à mão e com erros ortográficos, em que leu: "Chegou a hora da vingança." Ao que tudo indica, alguém não terá gostado de uma decisão da magistrada e exige-lhe 30 mil euros como "compensação".

Se não lhe for entregue o dinheiro, o indivíduo, ainda desconhecido, diz que usa uma bomba para explodir a casa onde vive a mulher, o marido e os dois filhos menores.

A juíza exerce no Juízo de Média e Pequena Instância Cível do Tribunal de Águeda, que pertence à Comarca do Baixo Vouga, e julga casos que não excedem os 30 mil euros. Assim, passam pelas suas mãos situações como incumprimento de contratos, dívidas, indemnizações de acidentes de viação, entre outros. É provável que o próprio autor da ameaça tenha sido julgado pela juíza.

Ao exigir dinheiro para não provocar uma explosão, o indivíduo incorre no crime de extorsão, punível com uma pena de prisão até cinco anos, e no crime de ameaça, também punível com pena de prisão, mas até dois anos.

O teor da carta já foi comunicado ao Conselho Superior da Magistratura.

A lesada vai continuar a exercer a profissão e não pediu protecção policial, mas já tomou todos os cuidados necessários com a família. Na quinta-feira, a juíza apresentou queixa directamente na Polícia Judiciária de Aveiro, que agora investiga a origem da carta ameaçadora e quem a escreveu.»


in CM online, 12-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário