sábado, 3 de setembro de 2011

Optimus apresentará queixa-crime para esclarecer espionagem


«A empresa de telecomunicações Optimus anunciou, este sábado, a "intenção" de apresentar uma queixa-crime relacionada com uma alegada espionagem a um jornalista pelos serviços de informação, para "esclarecimento cabal de toda esta situação".

"A Optimus já procedeu à abertura de um processo de auditoria independente e é sua firme intenção apresentar uma queixa-crime", refere a operadora num comunicado.

O jornal Expresso avançou que o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) "espiou" o telemóvel de um antigo jornalista do Público, Nuno Simas, actualmente director-adjunto de Informação da Lusa, "com o objectivo de descobrir as eventuais fontes do jornalista", que utilizava a rede daquela operadora.

A Optimus "exige um esclarecimento cabal de toda a situação", em que algumas vezes "se têm confundido autores com vítimas, comportamentos ilegais individuais com comportamentos empresariais, colocando assim em causa o bom-nome da empresa e das pessoas que nela trabalham".

De acordo com o comunicado, a empresa assinala que "apenas fornece a terceiros informação relativa aos seus clientes dentro do mais estrito e rigoroso cumprimento da lei" e que possui um conjunto de "processos e procedimentos que se têm mostrado adequados à protecção de dados pessoais".

A Optimus alega ter sistemas tecnológicos de última geração e mecanismos de controlo de acessos que asseguram a confidencialidade da informação dos seus clientes.

Nesse sentido, a Optimus "cumpre integralmente" todas as normas de segurança aplicáveis, salienta no comunicado.

A empresa destaca ainda que é exigido a todos os seus colaboradores uma "postura de seriedade e rigor" em face da informação tratada e que é obrigatória a confidencialidade, com a qual "todos estão comprometidos", nomeadamente através dos seus contratos de trabalho e termos de responsabilidade.

A Optimus refere também que, na eventualidade da informação em questão ter tido origem nos sistemas da operadora, "tal só seria possível caso tivesse havido um comportamento individual ilícito e criminoso".

Este comportamento "não pode ser confundido com qualquer acto da empresa", conclui.

A Optimus já tinha garantido anteriormente que nunca entregou dados sobre comunicações a qualquer entidade, refutando também qualquer colaboração no "fornecimento ilegal de dados", a propósito da alegada espionagem a um telemóvel do jornalista Nuno Simas.

"A Optimus refuta ter tido qualquer espécie de colaboração no fornecimento ilegal de dados. A empresa nunca fornece registos de comunicações a quaisquer entidades. A única excepção acontece nos termos da lei no âmbito de investigações criminais de crimes de especial gravidade e mediante pedido formal através de ofício assinado por juiz", disse anteriormente à Lusa fonte oficial da operadora.

Entretanto, Nuno Simas anunciou que apresentará uma queixa-crime por devassa da vida privada, na sequência da alegada espionagem feita pelos serviços secretos ao seu telemóvel, em 2010.

O jornal "Público" anunciou também que vai pedir às autoridades competentes um inquérito para investigar a alegada espionagem.

A Procuradoria-Geral da República também anunciou que iria abrir um inquérito no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O primeiro-ministro também ordenou ao secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, a abertura de um inquérito sobre o assunto.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados também revelou que vai abrir um processo de averiguações ao caso.»


in JN online, 03-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário