quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Londres: Rapaz de 11 anos condenado por distúrbios

«Um rapaz de 11 anos foi condenado a 18 meses de reabilitação por ter roubado um caixote durante os recentes distúrbios de Londres. Residente em Romford, nordeste da capital britânica, é, segundo a Scotland Yard, o mais jovem processado.

O roubo ocorreu numa loja da rede Debenhams a 8 de Agosto, cinco dias depois de, num incidente sem relação com os distúrbios, o mesmo tribunal, de Essex, ter referenciado o rapaz por incêndio premeditado, comportamento criminoso e posse de arma branca.

Na loja de que foi roubado o caixote, avaliado em 50 libras (cerca de 56 euros), os autores dos distúrbios partiram montras e causaram prejuízos de 6000 libras (mais de 6700 euros).

O rapaz, que admitiu o acto, ouviu a sentença sentado na sala de audiências, com a mãe ao lado. Não foi adiantada informação sobre o tipo de acção de reabilitação a que será sumbetido. Serão as autoridades a definir o local onde viverá nos próximos seis meses, noticiou o diário britânico The Guardian. "Pareces pensar que ninguém pode travar o teu modo de agir", disse, citado pelo jornal, o juiz John Woolard.

Na sentença terá pesado o facto de, noutro incidente, a 18 de Julho, o rapaz ter cortado os bancos de um autocarro com uma faca e tentado incendiar a espuma dos estofos. Quando o motorista se recusou a deixá-lo sair, atirou uma pedra contra a porta, pontapeou o vidro quebrado e saltou do veículo em andamento.

A organização de apoio à infância Barnardo criticou a decisão judicial pelo que considera serem "ofensas menores". "É contraprodutivo e fica caro aplicar sentenças punitivas desproporcionadas por ofensas menores como pequenos roubos, particularmente a uma criança de dez ou 11 anos", disse a directora executiva Anne Marie Carrie.

"A experiência mostra que após um ano, metade dos rapazes e raparigas destas idades condenados pelo tribunal reincidem e a sua experiência com o sistema de justiça aumenta a probabilidade de cometerem novos crimes", acrescentou.

Mais de 1600 pessoas foram detidas nos distúrbios do início de Agosto em Londres. Informações então divulgadas pelo Guardian indicavam que quase 80% dos que foram interceptados pela polícia têm menos de 25 anos e metade destes é menor.»


in Público online, 01-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário