quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estarreja: Militares da GNR envolvidos em esquema de corrupção vão a tribunal


«O Tribunal de Estarreja começa hoje a julgar 13 arguidos, incluindo três elementos da GNR, no âmbito de um processo relacionado com alegados subornos de empresários aos militares para evitar multas.


Os principais arguidos são um cabo e um soldado do sub-destacamento de trânsito da GNR de Santa Maria da Feira que estão atualmente suspensos de funções por decisão judicial. Os dois militares estão acusados da prática em coautoria de 11 crimes de corrupção passiva, um dos quais na forma tentada, e um crime de abuso de poder.

O cabo da GNR foi ainda pronunciado como autor material de seis crimes de corrupção passiva, dois crimes de abuso de poder e um crime de prevaricação.

Um terceiro elemento da GNR do destacamento do Porto está acusado de um crime de corrupção passiva.
Vão também sentar-se no banco dos réus dez arguidos (seis pessoas e quatro empresas) que são acusados de corrupção ativa.

No despacho de acusação, o Ministério Público (MP) sustenta que os principais arguidos elaboraram um plano que consistia na abordagem de camionistas quando estavam conjuntamente em missão de fiscalização nas autoestradas ou acessos em zonas do Grande Porto e do norte do distrito de Aveiro.

Quando os militares detetavam alguma infração, pediam aos motoristas o contacto dos respetivos patrões a quem exigiam posteriormente vantagens patrimoniais e não patrimoniais no sentido de não os autuarem.

Segundo o MP, os arguidos colocaram em prática este plano desde pelo menos 2006 e até 2009 tendo recebido, como resultado desta prática ilícita, "quantias monetárias, pagamentos de almoços e abastecimentos gratuitos de gasóleo".»


in DN online, 08-9-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário