sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Leitura do acórdão do processo Casa Pia: Penas de prisão para 6 arguidos

Acompanhe os factos essenciais da leitura do acórdão do processo Casa Pia, em direto do Campus da Justiça, em Lisboa. Carlos Cruz e restantes arguidos viram factos de que são acusados comprovados pelo coletivo de juízes.



- Carlos Silvino condenado a 18 anos de prisão.

- Carlos Cruz e Ferreira Diniz foram condenados a 7 anos.

- Manuel Abrantes condenado a 5 anos e 9 meses.

- Seis anos e oito meses para Jorge Ritto.

- Hugo Marçal foi condenado a 6 anos e 2 meses.

- Gertrudes Nunes foi absolvida.


A Juíza coloca Carlos Silvino num patamar diferente quanto aos outros arguidos.

16h17 - Juíza admite dúvidas em relação à casa de Elvas e avisa que situações "parecidas" vão ter decisões diferentes. O anuncio das penas está para breve.

A RTP N avança que uma ameaça de carro armadilhado atrasou o inicio da sessão desta tarde

16h00
- Ana Peres explica que a confissão "espontânea" e o depoimento "coerente" de Carlos Silvino foi importante para a tomada da decisão. O antigo motorista confessou grande parte dos crimes e implicou todos os outros arguidos.

15h30
- Recomeçu a sessão. A juíza Ana Peres continua a explicar os fundamentos da decisão do coletivo.

Pedro Namora defende que “recursos devem ser esperados na cadeia”.

Uma das vítimas vai sair do anonimato e fazer uma declaração no final da leitura do acórdão

Todos os arguidos foram considerados culpados mas não de todos os crimes

Hugo Marçal diz que vai recorrer da decisão 'de certeza absoluta'

13h17 - Juíza garante que termina a leitura do acórdão hoje. Sessão vai ser interrompida para almoço. Leitura é retomada às 14h30.

13h15 - A sessão é interrompida para o almoço. A juíza Ana Peres passou a última hora a fundamentar os factos dados como provados e apontou o dedo à Casa Pia que "ignorou" e "desvalorizou" os acontecimentos. Para o coletivo, não é crível que as testemunhas tenham combinado a histórias porque "algumas nem se conheciam". A leitura da sentença vai ser feita à tarde.


12h47 - Juíza Ana Peres retoma leitura do acórdão. Sessão vais ser interrompida às 13:20 para almoço

Hugo Marçal - ' Não sei qual é a pena que me vai ser aplicada'; ' Ser condenado a 6 meses ou a 25 anos para mim é igual '


O ex-casapiano Pedro Namora, que está a assistir à leitura do acórdão do processo Casa Pia, disse acreditar que todos os acusados serão condenados porque o colectivo de juízes já deu como provados crimes praticados pelos sete arguidos


José Maria Martins, advogado de Carlos Silvino, está a caminho do tribunal

12h16 - Tribunal interrompe a sessão por 15 minutos. Vai seguir-se a leitura da fundamentação da decisão. A comunicação das penas só deverá acontecer durante a tarde.

Colectivo de juízes deu como provados crimes de todos os arguidos, espera-se condenações em toda a linha. Foram dados como provados crimes na casa da feira popular e numa vivenda em Cascais. Tribunal acabou de dar como provados a maioria dos crimes na casa de Elvas

11h46 - O tribunal dá como provado que Gertrudes Nunes recebeu dinheiro para que a sua casa em Elvas fosse usada pelos outros arguidos para encontros sexuais com menores.

11h45 - O tribunal dá como provado que Carlos Cruz abusou de mais dois menores - o total já vai em três. Hugo Marçal também viu o tribunal confirmar que abusou, para já, de dois menores.

11h40 - O tribunal confirma que Ferreira Diniz abusou de três menores. A leitura do acórdão indicia penas de prisão para todos os arguidos.

11h30 - Carlos Cruz é considerado culpado de ter abusado de pelo menos um rapaz com menos de 14 anos a quem pagou para praticar atos sexuais.

11h20 - Coletivo de juízes começou a ler os factos que entende terem sido provados contra Carlos Silvino, que toma nota de tudo num bloco A4. Manuel Abrantes ouve impassível o juiz Lopes Barata a confirmar que abusou de quatro alunos. Jorge Ritto é considerado culpado de ter abusado de três menores. Estes três arguidos devem ser condenados.

10h50 - O coletivo de juízes chegou à sala e vai ler a sentença, que só será entregue na próxima semana. O acórdão tem milhares de páginas.

10h40 - Chegam à sala mais quatro alegadas vítimas e Carlos Silvino, o principal acusado do processo Casa Pia e o único que se senta a uma distância segura dos outros arguidos. As vítimas exigiram não ser filmadas pela SIC que vai transmitir a leitura da sentença.

10h30 - A leitura da sentença está atrasada uma hora e o coletivo de juízes ainda nem chegou à sala de audiências. Gertrudes Nunes e Carlos Silvino também. Alguma das personagens desta história estão na audiência: Catalina Pestana, Pedro Namora e duas das vítimas: "Bernardo", que já escreveu um livro sobre o caso e "Rui", uma das principais testemunhas da acusação.

Fontes: SIC Notícias, RTP N, Expresso online, JN online, Público online e DN online

Sem comentários:

Enviar um comentário