terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ex-presidente da INTERPOL Jackie Selebi condenado a 15 anos de prisão



«O ex-comissário nacional dos Serviços de Polícia Sul-africanos e ex-presidente da Interpol, Jackie Selebi, foi hoje, terça-feira, condenado por um juiz do Supremo Tribunal de Joanesburgo a 15 anos de prisão por corrupção.

Durante a leitura da sentença, o juiz Meyer Joffe rotulou o antigo chefe da polícia e presidente da Interpol como um "embaraço para o país, para os SAPS, para o tribunal e todos os cidadãos pensantes do país", considerando que o arguido "mentiu descaradamente para salvar a pele".

"Em primeiro lugar você tornou-se um embaraço para o cargo que ocupou e para o seu distintivo, em segundo um embaraço para aqueles que o nomearam e em terceiro lugar um embaraço para os serviços de polícia que chefiou", disse o magistrado a dada altura da leitura da sentença para justificar a pena máxima aplicada a Jackie Selebi.

Embora os indícios de corrupção e associação criminosa de Selebi terem vindo à superfície ainda durante o segundo mandato presidencial de Thabo Mbeki, o presidente que o havia nomeado para chefiar a polícia, só viria a ser acusado de corrupção pela Procuradoria-Geral da República depois de o actual presidente, Jacob Zuma, ter sido empossado.

O ex-comissário foi fortemente defendido das investidas da Procuradoria pelo ex-presidente (deposto pelo seu próprio partido, o ANC, em 2008), que chegou a demitir um Procurador-Geral depois deste ter emitido um mandato de captura contra Selebi por indícios de corrupção.

Num tribunal completamente lotado por membros da comunicação social e público, Jackie Selebi escutou a leitura da condenação sem revelar quaisquer emoções e mantendo mesmo uma postura descontraída durante grande parte da audiência.

Logo após a leitura da sentença, Selebi conferenciou durante alguns minutos com os seus advogados, que de imediato interpuseram uma moção de recurso com pedido de libertação sob fiança, vindo a deixar o tribunal em liberdade cerca de uma hora após o encerramento da sessão.

A defesa tem agora 14 dias para apelar formalmente da sentença de 15 anos de prisão.

A Procuradoria sul-africana conseguiu provar que o antigo comissário nacional dos SAPS -- que acumulou durante um período as suas funções com as de presidente da Interpol -- recebeu quantias em dinheiro e prendas várias de Glen Agliotti, um barão da droga que está a ser julgado por homicídio e conspiração, com quem mantinha uma longa relação que classificava como "de amizade".

Presente no tribunal, Patricia de Lille, a líder dos Democratas Independentes (uma força da oposição parlamentar), referiu que a sentença permite aos sul-africanos "um suspiro de alívio".

"Quando um comissário de polícia se torna, nas palavras do juiz, um estranho para a verdade, então temos um problema. Felizmente a África do Sul pode agora soltar um suspiro colectivo de alívio porque existirá nas nossas ruas um criminoso a menos", concluiu De Lille.»
in JN online, 03-8-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário