quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Infanticida de Leiria vai aguardar julgamento em liberdade

«A mulher de 35 anos detida pela PJ de Leiria por ter asfixiado o filho recém-nascido vai aguardar julgamento em liberdade, apenas com a obrigação de se apresentar, de quinze em quinze dias, no posto da GNR de Monte Redondo, o mais próximo da sua residência.


- Infanticida guardou o filho morto no quarto onde dormia -


Vestida de preto, ‘Manuela’ (nome fictício), foi interrogada durante a manhã de ontem por um juiz de Instrução, saindo sozinha do Tribunal de Leiria, após ter prestado termo de identidade e residência. Está indiciada de um crime de infanticídio, punível com uma pena de cadeia de um a cinco anos.

Casada e com três filhos menores, a mulher terá ocultado a gravidez à família. Quando chegou o momento do parto, no sábado passado, fechou-se no quarto e deu à luz sem qualquer ajuda. Já com o recém-nascido no colo, asfixiou-o ao primeiro choro, tendo depois embrulhado o corpo em roupa. No domingo à noite, estranhando um "cheiro esquisito" que vinha do quarto, um familiar que vive próximo ligou para o 112 a relatar as suas suspeitas de que "alguma coisa não estava bem".

Uma patrulha de serviço no posto da GNR de Monte Redondo acabou por descobrir o recém-nascido, do sexo feminino, ainda embrulhado em roupa, no chão do quarto, junto da cama onde a infanticida dormia com o marido.

Confrontada com os factos, assumiu que o bebé nascera vivo e que o asfixiou logo após o parto, mas não explicou porquê, nem o que a levou a manter o corpo dentro de casa. A moradia, situada em Moital, na freguesia da Bajouca, concelho de Leiria, é também partilhada pelos pais de ‘Manuela’, ex--emigrantes na Alemanha, que residem no primeiro andar do edifício. Em frente e ao lado vivem outros familiares que, tal como os pais, se mantêm em silêncio, evitando até outros vizinhos que os abordam à porta de casa.»

in CM online, 26-8-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário