sábado, 21 de agosto de 2010

Polícia Judiciária tirou fotos a roubo de 35 mil euros dos CTT e deteve os três ladrões


«Um membro do gangue de Valbom, condenado, há um mês, a oito anos e meio de prisão e mais dois indivíduos ligados ao mesmo grupo foram detidos, ontem,sexta-feira, pouco após um roubo de 35 mil euros a um funcionário dos CTT. Assalto foi vigiado e fotografado pela PJ.

A investida ocorreu cerca das 10 horas, na zona da Corujeira, no Porto, e os suspeitos foram apanhados pela Polícia Judiciária, menos de uma hora depois, na EN 222, em Oliveira do Douro, Gaia. Ao tentar a fuga, um deles acabou alvejado a tiro num braço.

A vítima do roubo, um empregado dos CTT, com cerca de 40 anos, foi surpreendida quando fazia a pé o trajecto entre a agência do Millennium bcp, onde tinha levantado o dinheiro, e o posto dos Correios, situado na Rua Central da Corujeira. Era uma rotina que cumpria diariamente e que acabaria por ser fatal.

"Já estavam à espera dele, num Mercedes preto de vidros fumados e pronto a arrancar", explicou uma testemunha. Foi na Rua das Escolas, uma artéria estreita a poucos metros da esquadra da PSP de S. Roque da Lameira, que dois dos assaltantes entraram em acção. Um terceiro terá ficado ao volante do automóvel.

"Saíram do carro encapuzados, apontaram-lhe uma arma e obrigaram-no a entregar o dinheiro. Ele ainda resistiu, envolveu-se com eles e acabou por cair ao chão. Ficou com os óculos e o relógio estragados. Um senhor tentou acudir-lhe, mas teve de recuar quando viu a arma", contou a mesma fonte, acrescentando que um dos encapuzados efectuou um disparo "para o chão".

No meio da confusão, algumas das notas caíram do envelope transportado pela vítima, sendo deixadas para trás pelo grupo, que fugiu apressadamente. "Se calhar a maior parte do dinheiro era para o pagamento do rendimento mínimo" comentou uma moradora. Esta informação não foi confirmada pelos CTT.

A proximidade de uma esquadra não inibiu o trio, até porque os acessos entre as instalações policiais e o local do assalto estão condicionados por causa das vedações de obras.

"Tentou puxar de arma"

A rápida intervenção da PJ do Porto deveu-se, ao que o JN apurou, ao facto de aqueles indivíduos estarem já sob vigilância. Os inspectores acompanharam todas as movimentações do trio - inclusive tirando fotografias - e esperaram que estivessem reunidas as condições de segurança para a intercepção.

Isso aconteceu na Avenida Vasco da Gama (EN222), em Oliveira do Douro, quando os assaltantes já tinham trocado de viatura (o Mercedes por um Audi) e estavam mais serenos. Segundo a PJ, foi no momento da abordagem que "um deles tentou puxar de uma arma de fogo, pelo que foi atingido num braço". O ferido, de 26 anos e com residência no Porto, foi transportado ao Hospital de Santos Silva, Gaia, onde ficou internado.

Entre os outros dois detidos destaca-se Nuno Ferreira, de 33 anos, conhecido pela alcunha "Neca Preto" e condenado, a 22 de Julho, a oito anos e meio de prisão no julgamento do gangue de Valbom. Este arguido encontrava-se ainda em liberdade, uma vez que o Ministério Público, ao contrário do que fez em relação a outros elementos do gangue, não pediu a sua prisão preventiva.

Além dos 35 mil euros roubados, a PJ apreendeu a arma utilizada no assalto, as duas viaturas (o Mercedes tinha sido obtido por "carjacking"), três gorros, quatro luvas e telemóveis. Ontem à tarde, efectuou buscas nas casas dos indivíduos, em Gaia e no Porto.

Os detidos são interrogados, hoje, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.»


in JN online, 21-8-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário