sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ministério da Administração Interna lança guia do cidadão com 100 conselhos sobre segurança

«O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apresentou hoje um guia do cidadão com uma centena de conselhos sobre segurança, num livro que reúne princípios essenciais para combater a criminalidade e prevenir situações de risco.




“É nosso dever manter os mais elevados níveis de segurança e reprimir qualquer forma de criminalidade, por isso desenvolvemos este livro de forma a convocar todos os cidadãos para que saibam como garantir a sua própria segurança”, afirmou Rui Pereira.

“100 conselhos de segurança” é o título do livro que, dividido em capítulos, descreve os princípios mais importantes a ter em conta para evitar situações de risco, quer em relação às crianças e comerciantes, quer no que diz respeito à segurança em casa, segurança rodoviária e nos transportes públicos e, por fim, em caso de acidentes naturais.

“Queremos um livro imediatamente útil para as pessoas para que passem a adotar comportamentos responsáveis seguros”, acrescentou.

De acordo com Rui Pereira, a iniciativa está inserida numa linha estratégica determinada pelo Ministério da Administração Interna (MAI) que visa, além de sensibilizar os cidadãos, reforçar os dispositivos de segurança, intensificar o policiamento de proximidade e utilizar a tecnologia para a prevenção da criminalidade.

Rui Pereira ressalvou, no entanto, que este livro não pretende retirar responsabilidades ao Governo, nomeadamente ao MAI, que, segundo disse, “tem a obrigação de garantir a segurança dos cidadãos”.

Numa altura em que a maioria dos portugueses se prepara para ir de férias, o ministro que tutela a pasta da Administração Interna lembrou que “esta foi a altura ideal para o lançamento deste manual, para que as pessoas tenham umas férias mais seguras”.

Este manual de conselhos estará disponível a partir de sábado e será distribuído juntamente com o jornal diário Correio da Manhã.»

Texto in Destak, 23-7-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário