“É nosso dever manter os mais elevados níveis de segurança e reprimir qualquer forma de criminalidade, por isso desenvolvemos este livro de forma a convocar todos os cidadãos para que saibam como garantir a sua própria segurança”, afirmou Rui Pereira.
“100 conselhos de segurança” é o título do livro que, dividido em capítulos, descreve os princípios mais importantes a ter em conta para evitar situações de risco, quer em relação às crianças e comerciantes, quer no que diz respeito à segurança em casa, segurança rodoviária e nos transportes públicos e, por fim, em caso de acidentes naturais.
“Queremos um livro imediatamente útil para as pessoas para que passem a adotar comportamentos responsáveis seguros”, acrescentou.
De acordo com Rui Pereira, a iniciativa está inserida numa linha estratégica determinada pelo Ministério da Administração Interna (MAI) que visa, além de sensibilizar os cidadãos, reforçar os dispositivos de segurança, intensificar o policiamento de proximidade e utilizar a tecnologia para a prevenção da criminalidade.
Rui Pereira ressalvou, no entanto, que este livro não pretende retirar responsabilidades ao Governo, nomeadamente ao MAI, que, segundo disse, “tem a obrigação de garantir a segurança dos cidadãos”.
Numa altura em que a maioria dos portugueses se prepara para ir de férias, o ministro que tutela a pasta da Administração Interna lembrou que “esta foi a altura ideal para o lançamento deste manual, para que as pessoas tenham umas férias mais seguras”.
Este manual de conselhos estará disponível a partir de sábado e será distribuído juntamente com o jornal diário Correio da Manhã.»
Texto in Destak, 23-7-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário