segunda-feira, 12 de julho de 2010

O realizador Roman Polanski não será extraditado para os EUA




«O realizador franco-polaco Roman Polanski "não será extraditado para os Estados Unidos, anunciou a ministra da Justiça suíça.

Numa conferência de imprensa em Berna, Eveline Widmer-Schlumpf explicou que a análise aprofundada ao pedido de extradição "não permitiu excluir a existência de um vício" jurídico.

O advogado de Roman Polanski, assim como os embaixadores norte-americano, francês e polaco foram informados da decisão das autoridades suíças.

"Os Estados Unidos não podem recorrer da decisão da Suíça" de rejeitar o pedido de extradição do realizador, afirmou a ministra da Justiça suíça, em conferência de imprensa.

Um empregado do realizador assegurou à Agência France Presse, sob anonimato, que Polanski já não estava na habitação que possui na estância de esqui de Gstaad, onde se encontrava com pulseira electrónica.

Para Polanski, "foi feita justiça", disse um dos seus amigos, o escritor e filósofo francês Bernard-Henri Lévy.

"Acabo de falar com ele, e o seu estado de espírito é idêntico ao de milhões de cidadãos que o apoiaram, o seu sentimento é o de que foi feita justiça", declarou Bernard-Henri Lévy, que foi o primeiro a pôr a circular uma petição de apoio ao realizador franco-polaco.

O cineasta, de 76 anos, foi detido a 26 de setembro de 2009 pelas autoridades suíças na sequência do pedido de extradição dos Estados Unidos, onde o realizador manteve em 1977 relações sexuais com uma menor, de 13 anos.

Realizador de "O pianista" pelo qual ganhou um Óscar, Polanski foi libertado a 04 de Dezembro, após o pagamento de uma caução de três milhões de euros, ficando sujeito a usar uma pulseira electrónica.

O novo filme do realizador, "O escritor fantasma", estreia-se em Portugal na quinta-feira. O filme valeu a Roman Polanski o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Berlim, em Fevereiro.

A partir de um romance de Robert Harris, a longa metragem é um "thriller" que conta a história de um "escritor fantasma" (Ewan McGregor) contratado para escrever as memórias de um antigo primeiro-ministro britânico (Pierce Brosnan).»
in JN online, 12-7-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário