quarta-feira, 17 de junho de 2009

Câmara de Gondomar: Investigação abrange vários autarcas e já há um arguido

«Gondomar, 17 Jun (Lusa) - A investigação que levou hoje a buscas da PJ na Câmara de Gondomar e a uma residência de Valentim Loureiro visaram também o vice-presidente da autarquia, uma vereadora e o presidente da Assembleia Municipal, que é arguido no processo.

Fonte ligada ao processo adiantou à Agência Lusa que a investigação resultou de uma certidão ligada a um outro processo (Quinta do Ambrósio), envolvendo suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, não sendo de excluir que possa haver mais arguidos.

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, assumiu hoje ter sido alvo de buscas de inspectores da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa na autarquia e na sua residência, que lhe terão assegurado que não foi nem será constituído arguido no processo que os trouxe ao Norte, versão que a fonte contactada pela Lusa considera ter sido em parte mal interpretada.

Segundo a fonte, a investigação "vai continuar", num caso em que "proventos de milhões" não encontram aparente justificação num negócio.

Entretanto, Valentim Loureiro, antigo líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, está acusado por burla qualificada, participação económica em negócio, instigação à administração danosa e prevaricação, no chamado caso da Quinta do Ambrósio.

Este processo encontra-se actualmente em fase de instrução, tendo quinta-feira mais uma sessão.

Do processo foi extraída uma certidão autónoma para investigação de negócios em "paraísos fiscais" ligados à família Loureiro, envolvendo mais de 15,3 milhões de euros.»

Lusa, 17-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário