quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grande Lisboa: Compraram 4 carros com o nome de mortos

«Um casal foi detido pela Polícia Judiciária de Lisboa por participar num esquema de falsificação de documentos e burla na obtenção de financiamentos.

Além de empréstimos contraídos com documentos falsos, compraram quatro veículos (dois Mercedes, um BMW e um Renault) com a identidade de indivíduos falecidos há muito tempo.

O casal, que reside na Margem Sul do rio Tejo, foi detido com mais seis indivíduos - um dos quais aguarda julgamento em prisão preventiva - implicados naquele esquema de falsificação e de burla em investigação há cerca de um ano pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, sob direcção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa. Os indivíduos, com idades entre os 30 e 50 anos, na sua maioria a residir em Loures, desenvolveram a sua actividade na Grande Lisboa, entre 2006 e 2008. Alguns deles têm antecedentes criminais, por burla e falsificação de documentos.

O modo de actuação dos arguidos passava pela angariação de pessoas em situação económica difícil, que a eles recorriam para a obtenção de empréstimos bancários. Como aqueles indivíduos não tinham rendimentos para obter os empréstimos, os burlões arranjavam documentos falsos (tais como IRS de outras pessoas) e conseguiam o dinheiro junto dos bancos. Assim burlaram instituições de crédito e sociedades financeiras em cerca de 200 mil euros. Os arguidos recorriam, ainda, a identidades de pessoas falecidas para conseguir empréstimos e ficavam com o dinheiro. Com o nome de mortos compraram quatro automóveis topo de gama, que foram apreendidos.

A PJ identificou, também empresas envolvidas, por onde passava o dinheiro dos empréstimos em vendas fictícias. »

in JN online, 18-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário