quarta-feira, 24 de junho de 2009

Valongo: Gémeas eram violadas pelo pai há dois anos

«As duas meninas, de 14 anos, foram retiradas de casa há mês e meio. Anteontem, o pai foi detido e um vizinho, de 51 anos, constituído arguido, também por abusar das menores.

Foi na Escola Básica 2, 3 de Alfena que as duas gémeas, de 14 anos, se queixaram à professora de que estavam a ser abusadas sexualmente pelo pai. Foram retiradas de casa há cerca de mês e meio pela Comissão de Protecção de Menores de Valongo. Na segunda-feira à tarde, o pai, trolha, de 40 anos, foi detido. Na altura, a Polícia Judiciária (PJ) constituiu também como arguido um vizinho do mesmo prédio suspeito de ter abusado também das duas adolescentes.

"Quando deixámos de ver as duas meninas por aqui perguntámos à mãe o que se passava. Disse-nos que as tinham levado porque na escola contaram que em casa passavam fome", refere Carla Silva, vizinha do casal. Há dois anos - altura em que o casal que tem ainda uma bebé com quase um ano se mudou para a Rua Nova de Alfena - que a filha de Carla se habituou a brincar com as gémeas e aquelas nunca lhes confidenciaram o que se passava em casa.

De acordo com a PJ, os alegados abusos desde há dois anos que eram praticados pelo pai das menores. As meninas, contam os vizinhos, têm um pequeno atraso mental mas "têm comportamentos normais como todas as crianças da idade delas".

Terá sido "a mais pequenita e caladita" que contou os abusos. Ao DN, a Comissão de Protecção de Crianças de Valongo confirmou que as meninas estavam sinalizadas, não adiantando mais explicações. "A mãe agora tem medo é que lhe retirem a bebé", salienta outra vizinha que não compreende "como é que a mãe, estando sempre em casa, nunca deu por nada". O vizinho também acusado recusa estar envolvido no assunto. "As meninas apenas falaram do pai mas eles agora inventam estas histórias para desculpar o pai", refere a filha do outro arguido.

Este é o segundo caso tornado público nos últimos dias de violação de irmãs gémeas. Na sexta-feira, em Loures, um homem foi detido acusado de abusar de duas menores de 13 anos.»

in DN online, 24-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário