quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grande Lisboa: Funcionário público assaltava bancos

«Um homem, de 39 anos, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita do assalto à mão armada a onze dependências bancárias na Grande Lisboa. Era funcionário do Estado e levava uma vida dupla sem que ninguém desconfiasse.

O homem actuava sempre sozinho. Das buscas domiciliárias realizadas resultou a apreensão de um pequeno arsenal composto por 13 armas de fogo, oito armas brancas e milhares de munições proibidas.

Fonte da PJ revelou, ao JN, que o indivíduo vinha a assaltar dependências bancárias desde Janeiro do ano passado e que, nos últimos assaltos, tinha manifestado sinais de maior violência.
"Os modos vinham a ser cada vez mais violentos para com os funcionários bancários", disse, revelando que, apesar de o indivíduo possuir várias armas, utilizava, quase sempre a mesma.

As investigações iniciaram nessa altura, mas revelaram-se de extrema complexidade tendo em conta que o suspeito não tinha qulquer antecedente criminal, actuava com um grande à vontade e mantinha uma vida regular e discreta.

Levava assim uma vida dupla, sem criar qualquer tipo de desconfiança, quer entre vizinhos, quer entre os colegas do posto de trabalho. Quadro médio do Estado, o homem realizava assaltos a horas díspares, mas preferencialmente na sua hora de pausa para almoço.

O último assalto ocorreu no início do mês. No passado dia 2, o suspeito assaltou a dependência bancária do Millenium BCP, em Linda-a-Velha.


O indivíduo actuava sempre sob disfarce, ocultando a face com óculos escuros e chapéus ou gorros. Numa altura, soube o JN, o suspeito recorreu-se de uma máscara médica para ocultar a cara.

O suspeito estaria ainda a planear outros ataques, uma vez que a PJ apreendeu, na sua residência, uma lista contendo a identificação de diversas dependências bancárias.


O detido foi entretanto presente perante a Autoridade Judicial competente, tendo-lhe sido decretada a medida de coacção de prisão preventiva. »

in JN online, 18-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário