quinta-feira, 11 de junho de 2009

Desmantelado em Espanha grupo com ligações a centenas de furtos em Portugal

«Desmantelado em Espanha grupo com ligações a centenas de furtos em casas portuguesas. Os suspeitos são todos oriundos de países de Leste: Croácia, Sérvia e Montenegro.

Uma rede internacional de assaltantes de casas que também tem operado em Portugal sofreu um novo golpe, em Espanha, com a detenção de 42 indivíduos. Os suspeitos são todos oriundos de países de Leste: Croácia, Sérvia e Montenegro.

As autoridades acreditam que o grupo agora desmantelado em Madrid e províncias vizinhas faz parte de uma complexa organização com "ramificações" ao nosso país, mas também a Itália e a França. Na operação policial foram apreendidos seis quilos de jóias furtadas, 200 mil euros em dinheiro e documentação falsa.

O método posto em prática no território espanhol foi tirado a papel químico do que, em 2008 e nos primeiros meses deste ano, caracterizou uma galopante vaga de furtos em residências que fustigou Portugal de Norte a Sul. Houve centenas de casos, com incidência nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa.

Os assaltantes - que em Espanha actuaram em Madrid, Toledo e Guadalajara - estudavam os alvos ao pormenor, sobretudo casas em zonas mais "ricas". Atacavam durante o dia, aproveitando, muitas vezes, o facto de as portas apenas estarem fechadas no trinco.

As mulheres e as crianças eram os operacionais. Transportadas pelos alegados mentores dos vários grupos (a polícia fala em diferentes "células"), era a elas que cabia a tarefa de entrar nas habitações. Para forçar a abertura das portas utilizavam cartões de plástico e radiografias e, já no interior das casas, procuravam preferencialmente jóias e peças de valor. Na rua, os cúmplices assumiam funções de vigilância.

Segundo a Polícia espanhola, foram também apreendidos, nas 17 buscas realizadas na semana passada, 30 carros e sete auto-caravanas, usados nas deslocações. Os detidos - 24 homens e 18 mulheres, além de 30 menores identificados - são suspeitos de 500 assaltos só em Espanha.

Em Portugal, a PSP já tinha desencadeado, em Março, uma operação nacional que levou à detenção de 23 indivíduos das mesmas nacionalidades e da Roménia. De resto, desde o início do ano, foram referenciadas 93 pessoas, maioritariamente mulheres e menores, por alegado envolvimento na rede. Lisboa, Porto, Setúbal, Faro, Santarém, Évora, Braga e Viana do Castelo foram alguns dos pontos de passagem. Dez suspeitos estão em prisão preventiva.»

in JN online, 11-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário