quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quinta do Conde: Roubam pizaria e põem clientes em pânico

«Durante dois minutos o pânico instalou-se entre os dez clientes e dois empregados que se encontravam na pizaria Dom Quixote, Quinta do Conde, Sesimbra. Tempo suficiente para na noite de terça-feira quatro jovens fortemente armados e uma mulher (a condutora) fugirem com 400 euros da caixa, três garrafas de uísque e os pertences dos clientes.

'Foi tudo muito rápido. Eles entraram armados com caçadeiras e um com uma pistola. Disseram que era um assalto e para ficarmos quietos', contou ao CM Carla Sá, uma das clientes, cuja única preocupação era o filho Miguel, de apenas seis meses. 'Disse ao que veio roubar-nos que lhe dava todo o dinheiro mas para não fazer mal ao bebé. Ele respondeu a gritar, várias vezes, que me matava se olhasse para ele.' O nervosismo dos ladrões era evidente, a ponto de o elemento que dava ordens ter acalmado um dos comparsas. 'Cuidado que está aí um bebé, acalma-te pois não é para magoar ninguém.'

O assalto teve lugar pouco antes das 22h00, apanhando desprevenido o grupo de amigos que jantava.

'Felizmente todos conseguimos manter alguma calma perante a situação. Dava para ver que eles estavam nervosos, talvez devido à sua aparente juventude. Todos nós colaborámos, e assim não houve agressões ou algo de muito pior', contou ao nosso jornal Carla Vidal, proprietária daquele estabelecimento de restauração.

A GNR e a Polícia Judiciária estão a investigar o assalto.



CINCO LADRÕES TINHAM MISSÃO BEM ESTUDADA
Os cinco ladrões usavam todos luvas e estavam encapuçados, excepto o condutor do VW Polo cinzento, uma mulher de cerca de 25 anos. Contudo, segundo os clientes, pela voz e atitude pareciam ser muito jovens. 'Penso que teriam entre os 16 e 18 anos', disse Maria Palmira, outra das clientes presentes aquando do assalto.

Apesar da aparente inexperiência, os quatro que entraram na pizaria tinham a lição bem estudada. 'Um ficou na porta com uma caçadeira e era ele quem dava as ordens, outro, também com uma caçadeira, foi quem tirou as carteiras, telemóveis e chaves aos clientes. Outro dirigiu-se a mim, que estava na cozinha, apontou-me uma pistola à cabeça e disse para ter calma. O quarto, com uma arma de aspecto antigo, tirou o dinheiro da caixa e as garrafas', conta Carla Vidal.


DUPLA ASSALTA NAMORADOS
A Polícia Judiciária de Setúbal investiga a possível ligação entre o ataque à pizaria Dom Quixote, na Quinta do Conde, e um assalto a um casal de namorados ocorrido cerca de duas horas depois na praia da Fonte da Telha, Almada. Pelas 00h15, as vítimas estavam paradas no interior de uma viatura quando dois encapuçados com aparente pronúncia brasileira lhes apontaram duas caçadeiras. O casal de namorados foi obrigado a sair do automóvel e, com as armas apontadas, obrigado a entregar as respectivas carteiras, telemóveis e todos os objectos de valor.

PERSEGUIÇÃO
Logo após o assalto, dois clientes entraram num carro e tentaram perseguir os ladrões. Só que estes conseguiram escapar poucos metros depois, fugindo pelas ruas labirínticas da zona.


ESPLANADA
No momento do assalto, um dos clientes encontrava-se sozinho na esplanada. Os ladrões obrigaram-no a juntar-se aos restantes no interior da pizaria.

RECONSTITUIÇÃO
A GNR foi rápida a chegar ao local e pela meia-noite chegaram quatro elementos da PJ. Foram recolhidos depoimentos dos clientes e foi feita uma reconstituição do crime.»

in CM online, 11-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário