sexta-feira, 12 de junho de 2009

Montalegre: Autarca aos tiros

«Alberto Alves Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Soveira, em Montalegre, deu quatro tiros no vizinho, anteontem, com quem estava desavindo por questões pessoais e políticas. Desde então o autarca encontra-se desaparecido. A vítima, Hilário Calado, sobreviveu, mas está em estado grave no Hospital de Chaves.

Alberto, 60 anos, e Hilário, de 52, já não se falavam há mais de um ano e a última troca de palavras acabou mal. Desta vez, desentenderam-se por causa de uma carga de lixo. Hilário levou o tractor com entulho para um terreno baldio, onde, por decisão do presidente da junta, é proibido descarregar lixo. As placas são bem visíveis, mas Hilário terá ignorado.

Segundo a versão da vítima à família, o presidente da junta apareceu no local e discutiram. "O Hilário disse que, se todos podiam pôr ali o entulho, ele também poderia", contou ao CM Clorinda, sogra da vítima. "Porque não!", terá respondido o autarca antes de sacar da pistola e de ter disparado sobre o vizinho, quando este já lhe virara as costas.

Quatro balas atingiram o corpo de Hilário: uma nas costa, e perto dos pulmões, outra numa perna e outras duas nas virilhas.

Hilário ainda pediu socorro junto dos vizinhos mais próximos, enquanto Alberto Ferreira abandonava o local ao volante da carrinha Toyota. Até ontem continuava a monte. Nem à família terá ainda dado sinal de vida.

Em lágrimas, Ilda Ferreira, mulher do presidente da junta de Soveira, jura não saber o paradeiro do marido. "Estou muito aflita. Ele não falou com ninguém. Não faço ideia de onde está e já temo o pior", disse Ilda Ferreira ao CM.

DESAVINDOS DEVIDO À LUTA ELEITORAL
Além do desentendimento à volta do local onde era depositado o lixo, diversos moradores de Soveira garantiram ao CM que a discórdia entre os vizinhos estará também ligada a questões político-partidárias. Hilário Calado seria o candidato do PSD à junta de freguesia presidida por Alberto Ferreira, eleito pelo PS.

Na localidade, todos garantem que, apesar de não se falarem, o ambiente de luta política entre os dois vizinhos andava ao rubro nos últimos tempos de clima eleitoral. A aproximação das autárquicas também aumentava o clima de tensão entre os dois.

A Polícia Judiciária de Vila Real investiga a tentativa de homicídio com arma de fogo, cujo autor continua a monte.


VERGONHA
Os 200 habitantes estão indignados e envergonhados com o acto do presidente da junta.

FUGIU DE CARRO

Alberto Ferreira fugiu numa carrinha Toyota branca, que já está a ser procurada pelas autoridades.

TELEMÓVEL
O agressor deixou o telemóvel em casa e, por isso, a família garante não o ter contactado.»

in CM online, 12-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário